Terça, 04 Março 2014
Escrito por Gean Senhorini
Foi lançada na sexta-feira, 28 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Toledo, a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “É para a Liberdade que Cristo nos libertou”.(Gal 5,1) Neste ano, a Campanha da Fraternidade alcança o seu 50º aniversário, completando cinqüenta anos discutindo vários assuntos pertinentes a sociedade.
A Campanha da Fraternidade é encaixada no período da quaresma, no qual será iniciado na próxima quarta-feira, 5, onde também acontece a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Isto acontece, pois é oferecida uma proposta pratica para se viver a Fraternidade e a caridade. A campanha já tratou de vários assuntos, entre eles, a preocupação com os idosos, a natureza e no ano passado a abordou a juventude e seus principais desafios.
Em 2014, a Igreja aborda um assunto talvez pouco comentado e tratado como espinhoso, mas necessário que é o tráfico humano. A situação foi levantada, por conta que todo e qualquer crime atenta contra a vida e a vida é sempre valorizada em primeiro lugar pela Igreja e por Deus.
Hoje no mundo não existe nenhum País onde não exista o tráfico humano, mesmo não sendo possível dimensionar a quantidade, a ONU - Organização das Nações Unidas estima que a prática movimente em torno de 32 bilhões de dólares por ano com o trafico humano. Com estes números este crime fica próximo em termos de valores ao arrecadado com o tráfico de drogas. Outros dados em relação ao assunto apontam que mais de 20 milhões de pessoas no mundo acabam de uma forma ou de outra sendo vitima do trafico humano.
O assessor da Campanha da Fraternidade da Diocese de Toledo, Padre André Mendes, lembra que o tráfico acontece em várias faces e destaca o trabalho forçado “A exploração para o trabalho forçado em condições indignas, ou mesmo em condições eticamente questionáveis além do tráfico para exploração do trabalho seja como empregada doméstica ou mesmo em fábricas, ainda a faceta do tráfico para exploração sexual onde homens e mulheres vêem sua liberdade cerceada e ficam imersos em redes comprometedoras de aliciamento e de exploração sexual. Gente que ganha muito dinheiro à custa da coisificação do ser humano”, relata.
Padre Andre ainda fala de uma das faces mais cruéis de tráfico, que é o da doação de órgãos “De um lado explora aquele que se vê desesperado porque precisa de um órgão vital para continuar vivendo. E por outro lado uma pessoa que carente de recursos financeiros ela aceita vender uma parte do seu corpo em vista de um recurso ou mesmo de uma remuneração”, explica.
“Além desses a prática do tráfico para a adoção, crianças que são adotadas ilegalmente, são retiradas da família, crescem em outros ambientes de vida, fora do país ou fora da sua região e crescem como um produto comprado. A questão não se as crianças são ou não são bem tratadas pelas outras famílias que adotam. Mas é que essa criança vai crescer sempre como uma coisa, um objeto comprado. Uma família comprou um filho. Essas adoções ilegais é uma das grandes faces que a igreja se propõe a discutir”, comenta.
O bispo da Diocese de Toledo João Carlos Seneme tratou o assunto da Campanha da Fraternidade como complexo, pois acaba explorando o lado do ser humano que é a ganância “Da pessoa querer com facilidade achar que consegue ganhar uma vida mais fácil e aí pessoas do mal que se aproveitam da inocência e faz esse crime. Existe um trabalho, a própria televisão tratou desse tema de forma ficcional na novela que falava desse tema e agora nós temos a realidade que chama a nossa atenção. O que devemos fazer e ficarmos atentos, principalmente para a gente que tem mais esclarecimentos, a gente pode nesse sentido ficar alerta para que possamos a ver no nosso redor se existe o problema que façamos a denúncia”, orienta.
A Diocese de Toledo hoje conta com 30 paróquias distribuídas nos 19 municípios de abrangência. O lançamento da Campanha da Fraternidade ocorreu em todas as Dioceses espalhadas pelo Brasil.
Por: Erico Malvezi/Gean Senhorini
Diocese de Toledo faz lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 que discute o tráfico humano. Foto: Assessoria de Comunicação - Diocese de Toledo
PrevNext
http://www.radiojornalam.com.br/not%C3%ADcias/geral/item/2876-diocese-de-toledo-faz-lan%C3%A7amento-da-campanha-da-fraternidade-2014-que-discute-o-tr%C3%A1fico-humano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário