segunda-feira, 1 de maio de 2017

Profissionais que integram ação da Campanha de Adoção são capacitados (Reprodução)

27 Abril 2017

Voluntários que participarão da ação de mobilização pela adoção e apadrinhamento de crianças maiores e adolescentes, neste fim de semana (28 e 29 de abril e 1º de maio), no shopping de Porto Velho, passam por uma formação, a fim de alinhar informações que serão repassadas ao público no stand da campanha.

Os voluntário são os próprios servidores dos órgãos parceiros da campanha, como Tribunal de Justiça de Rondônia, Ministério Público e Secretaria municipal de Ação Social (Semasf). Como o plantão no stand será feito em sistema de revezamento, todos precisam saber as informações corretas sobre os programas de adoção e apadrinhamento, os procedimentos em cada órgão, assim como dados consolidados pelos envolvidos.

"Mesmo que não houver um servidor da Justiça naquele determinado plantão, é possível obter informação, por exemplo, sobre como se cadastrar para adoção. Ou, ainda, se não estiver presente nenhum servidor da Semasf, é possível se informar sobre os procedimentos acerca do apadrinhamento", exemplifica Emeriana Silva, assistente social do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho.

O mais importante para os envolvidos na campanha é que a população seja conscientizada e quebre os preconceitos com relação à adoção. Como o próprio slogan diz: "Por que não eu?", as crianças maiores e adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional precisam ter a chance de ter uma convivência familiar, como preconiza o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente e a própria lei da adoção.

A campanha de adoção e apadrinhamento de crianças maiores e adolescentes vai até o final de maio, mas a mobilização da sociedade já começa neste fim de semana, com a disponibilização de stand informativo e uma apresentação de coral que terá a participação das crianças e adolescentes de três abrigos da capital (sábado, 17h) no shopping.


Reproduzido por: Lucas H.



Nenhum comentário: