sábado, 25 de maio de 2013

MÃES ADOTIVAS DO INTERIOR DO RJ DÃO EXEMPLOS DE DETERMINAÇÃO E AMOR


25/05/2013
Passeata neste domingo em Copacaba, RJ, lembrará "Dia da Adoção". Brasil tem 5.426 crianças esperando por adoção e 29.440 pretendentes.
João Phelipe SoaresDo G1 Região dos Lagos

O mês de Maio, normalmente reconhecido como o mês das mães, também reserva uma data que representa, acima de tudo, um ato de amor: neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Em algumas cidades como Araruama e Rio das Ostras, Região dos Lagos Rio de Janeiro, algumas mulheres são exemplo de determinação e luta pela guarda de crianças que poderiam estar hoje sem um lar.
A adoção de crianças é um assunto que gera repercussão nos quatro cantos do Brasil, principalmente por envolver um processo burocrático que pode levar, em alguns casos, até mais de um ano, e por estar cercado por muitas dúvidas para àqueles que desejam ter um filho, ainda que não seja biológico.

“HÁ SETE ANOS EU TENHO UMA NOVA CRIANÇA, UM NOVO FILHO, E ELE É UM GRANDE ÂNIMO PARA A MINHA VIDA." Francinete Oliveira

Apesar das dificuldades, Francinete Oliveira, de 57 anos, moradora de Araurama, mostrou determinação quando decidiu adotar o pequeno Sérgio Cristian de Souza, hoje com sete anos de idade. "Eu tenho um casal de filhos biológicos, mas sempre tive vontade de adotar uma criança. Daí conheci uma mulher que estava com um bebê com menos de um ano e não tinha condições de criá-lo. Nessa época, o menino não tinha se alimentado com mais nada além do leite materno, estava muito magro. Cuidei dele, mas depois a mãe o pegou de volta e eu não pude fazer nada porque ela tinha direito. Mas, depois de um mês, ela perdeu a guarda da criança por maus tratos e o Conselho Tutelar me deu o direito de ficar com o Sérgio Cristian", relembrou a dona de casa.
Com a chegada do novo integrante da família araruamense, algumas medidas precisaram ser tomadas, principalmente pela legalização da guarda da criança. "Não é uma tarefa fácil, exige paciência de nós, mães adotivas. Apesar da mãe biológica do Sérgio Cristian ter perdido a guarda dele, durante três anos eu precisei ir ao fórum da cidade renovar a guarda provisória que tinah validade de seis meses. Hoje eu tenho a guarda definitiva, não corro mais risco de perdê-lo, mas ainda posso fazer a adoção propriamente dita para que ele tenha o meu sobrenome", explicou.
Nos ditados populares, costumam dizer que filho é uma "benção divina, um presente de Deus". Francinete Oliveira garante que a felicidade de ter o menino em casa é impagável. "Se não fosse o Cristian, eu não me levantaria da cama. Meus filhos já estão adultos, formados, não precisam dos meus cuidados o tempo todo. Mas há sete anos eu tenho uma nova criança, um novo filho, e ele é um grande ânimo para a minha vida. Fico muito feliz por ter adotado e ter o reconhecimento quando escuto ele dizendo que me ama, me chamando de mãe", disse contente.
Diferente da realidade do menino Sérgio Cristian de Souza, muitas crianças continuam esperançosas por ter alguém par chamar de 'mãe', de 'pai', e até mesmo poder dizer que possui irmãos. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam que, no Brasil, 5.426 crianças estão à disposição do poder legislativo para serem adotadas em 2013. Deste número, 367 são do Estado do Rio de Janeiro.
Já o número de pretendentes, atinge uma marca ainda mais expressiva. Ainda de acordo com o CNJ, os dados mostram que 29.440 pessoas manifestaram o interesse em adotar um filho no Brasil. Para saber todo o procedimento para adotar uma criança, o portal do Conselho Nacional de Justiça disponibliza todas as informações.

ONG DE RIO DAS OSTRAS ABRAÇA A CAUSA DA ADOÇÃO
Não faltam exemplos pelo interior do Rio de Janeiro. Pensando na falta de informação e na demanda de pessoas que desejam adotar uma criança em Rio das Ostras, Tânia Mara Saldanha Pereira, de 50 anos, decidiu abrir a ONG Adote - Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras depois de também ter adotado um filho, hoje com quatro anos. "Abri a ONG no dia 25 de maio de 2007, e conto com uma equipe de 10 voluntários para fazermos um elo com a sociedade com relação ao assunto. Além das reuniões mensais na sede do grupo, também levo o assunto para as escolas particulares e municipais para que as crianças tenham informação sobre a adoção e não veja isso como algo estranho", informou a presidente do Adote.
A sociedade também adotou o grupo de apoio e, periodicamente, novos moradores buscam o esclarecimento sobre o assunto. "Nós damos informações sobre o processo de adoção para quem ainda não entrou com o pedido e também acompanhamos de perto os casos das pessoas que estão com o os procedimentos mais adiantados", concluiu.
Para lembrar a data como um marco nacional, a presidente da ONG de Rio das Ostras explica que no próximo domingo (26), as organizações não governamentais de todo o país vão participar de uma grande passeata na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, para disseminar informação e reafirmar a parceria com toda a sociedade brasileira.
Sérgio Cristian comemorou seus 7 anos de idade ao lado da 'nova' família. (Foto: Arquivo pessoal.)
ONG Adote faz reuniões mensais para levar informações sobre adoção. (Foto: Arquivo pessoal.)
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/05/maes-adotivas-do-interior-do-rj-dao-exemplos-de-determinacao-e-amor.html

Nenhum comentário: