sábado, 13 de julho de 2013

CRÍTICA: MEU MALVADO FAVORITO 2 (2013)



Sequência do grande sucesso de 2010, Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2) consegue um fenômeno raro no mundo das animações: ser superior ao primeiro longa da franquia, mesmo repetindo a velha fórmula./

O VILÃO GRU (QUE AGORA É UM "EX-VILÃO") ESTÁ DE VOLTA, E DESSA VEZ DIVIDE SEU TEMPO ENTRE CUIDAR DAS TRÊS FILHAS ADOTIVAS MARGO, EDITH E AGNES, E COORDENAR OS SEUS AJUDANTES MINIONS NA SUA FÁBRICA DE GELEIAS E GELATINAS.

Quando um líquido precioso é roubado, uma liga anti-vilões resolve contratar Gru para ajudar na captura do responsável, já que ele tem experiência como vilão e poderia usar isso a favor da companhia. Gru é obrigado então a trabalhar ao lado da espalhafatosa Lucy, que o leva "de arrasto" para a missão.
Nota-se uma mudança significativa no estilo de humor empregado no personagem principal. Se no primeiro longa era o humor sarcástico de Gru que imperava, aqui o tipo de piada usada inclui mostrá-lo vestido de princesa encantada para agradar a filha. Isso de forma alguma deprecia o filme, mas é de fato notória a mudança de estratégia utilizada pelos diretores Chris Renaud e Pierre Coffin.
Entretanto, a maior novidade de Meu malvado favorito 2 é o destaque dado aos Minions, as criaturas olhudas, amarelas, e um tanto quanto sádicas, que são o braço direito de Gru. Como era de se esperar, os pequenos seres aparecem em praticamente todas as cenas, o que acaba deixando o filme muito mais engraçado.
Não podemos esquecer ainda de Agnes, uma das filhas de Gru. Junto com os Minions, a garotinha protagoniza as cenas mais engraçadas do longa e já reserva cadeira cativa no rol dos personagens mais fofos do mundo da animação.
Por fim, mesmo com um roteiro pouco original, e com algumas piadas forçadas em certos momentos, o filme consegue realizar sua principal missão: a de agradar tanto às crianças, quanto aos adultos. Vale a pena, nem que seja para distrair a cabeça por 90 minutos.
http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html


MEU MALVADO FAVORITO 2
05.07.2013
O malévolo Gru agora é uma Rapunzel do lar…

Lembro-me de ter assistido a Meu malvado favorito com minha sobrinha não sei onde e ambos ter vibrado com essa novidade da animação da Ilumination Entertainment, embora nem ela, muito menos eu, na época, soubesse muito bem direito o que diabo era Ilumination Entertainment. Mas isso não faz a menor diferença. O que importa é que a sequência do grande sucesso do gênero em 2010 está de volta aos cinemas a partir de hoje para a alegria da garotada que acaba de entrar de férias nesse mês de julho.
Na trama, o malvado e temido Gru da primeira história agora virou uma Rapunzel de bondade com seu nariz aquilino e careca de Gargamel. Isso mesmo, ao invés de criar problemas para a humanidade com seus planos malévolos, ele agora passa os dias de folga engabelando as três filhas que adotou e, quando, quem diria isso, a fada madrinha contratada falta ao compromisso, não tem o menor pudor em posar de Sininho para a garotada com vestido de purpurina, peruca e tudo o mais.
“Agora eu sou um pai e legítimo homem de negócio de geleias e gelatinas”, disfarça, toda vez que alguém lhe joga na cara seu passado negro.
Um belo dia, por conta de sua brilhante mente do mal, eis que recebe uma visita surpresa de agente da liga anti-vilã e, num piscar de olhos, lá está ele encarregado em ajudar a entidade secreta em lidar com o perigoso vilão mexicano El Macho. Nesse ínterim, tem que se virar nos trinta para arrumar uma namorada já que as três filhas adotivas estão carentes de uma mãe. Quem será a sortuda ou infeliz?
Embora inferior ao primeiro filme da série, mas, mesmo assim, divertido e espirituoso com suas referências à Carmen Miranda, Bruce Willis, Village People e 007, Meu malvado favorito 2 é garantia de diversão. Sobretudo pela simpatia irradiante dos endiabrados Minions, aquelas pequenas e encapetadas criaturas amarelas que sempre estão envolvidas em encrencas surrealistas.
Para quem tem criança em casa, não há como ficar sensibilizado, consternado até, com os olhos ingênuos e sinceros da pequena Agnés, a caçula filha adotiva de Gru. Além da trilha sonora descolada, cheia de artistas que nunca ouvi falar, embora a sonoridade da turma tenha, sei lá, um quê de déjà vu, o filme pesca o espectador infantil e adulto pela história envolvente e cheia de humor inteligente. Ao contrário de muita animação atual, Meu malvado favorito 2 preza mais o enredo do que os mirabolantes e geniais efeitos visuais do gênero. E só por isso, está um passo a mais à frente das produções concorrentes. Daí a chance de se tornar mais duradouro em nossas mente.
http://luciointhesky.wordpress.com/

Nenhum comentário: