quinta-feira, 4 de julho de 2013

UMA FAMÍLIA MUITO ALÉM DOS LAÇOS DE SANGUE


03/07/2013

Vivemos numa sociedade em constante transformação e a família é uma das instituições sociais que mais sofrem mudanças. Atualmente, podemos observar várias configurações familiares, como as famílias constituídas por pai, mãe e filhos; as famílias com os filhos sendo criados apenas pelo pai ou pela mãe; o crescente número de famílias em que os avós são responsáveis pela educação dos netos, exercendo, na realidade, o papel de pais; as famílias resultantes de recasamentos; famílias homoafetivas e as famílias adotivas.
Apesar de a adoção ser uma prática muito antiga e ser um assunto bastante debatido em nossa sociedade, ainda há muitos mitos e preconceitos envolvendo o tema. O principal deles está relacionado à questão genética, a importância dos laços de sangue e a possível transmissão de determinadas características indesejáveis, principalmente de personalidade. A força desse mito influencia muitos interessados a desistirem de constituir uma família por adoção, e a muitos pais adotivos a manterem o segredo sobre a adoção de seus filhos, com o intuito de protegê-los.
O segredo causa tensão na família, angústia nos pais, alterações no comportamento e aprendizagem dos filhos, os quais de certa forma “sabem” que há algo que não podem saber e que incomoda os pais. Os filhos percebem que não podem fazer perguntas, e a curiosidade que é essencial para o processo de aprendizagem, acarreta, nesse contexto, reflexos negativos no rendimento escolar.
A dificuldade da revelação do segredo geralmente acontece porque os pais temem as possíveis consequências, por isso eles fantasiam a possibilidade da perda do amor do filho que pode sair em busca de sua família biológica. A história deve ser contada a partir da história dos pais adotivos, do desejo deles de serem pais, de toda a busca necessária para chegarem até ele, acrescentando a história anterior do filho. A verdade tem um valor fundamental para as relações familiares, para a segurança emocional de toda a família e na aprendizagem na escola, onde ela libera para o saber, o conhecer e o aprender.
A orientação de como e quando revelar o segredo é um dos principais motivos que leva as pessoas a buscar atendimento psicológico e psicopedagógico na Seção Psicossocial/Casq/Progepe. O projeto Família Adotiva – Espaço para reflexão oferece atendimento específico à família adotiva e a todos que desejarem informações sobre adoção.
As recentes mudanças das leis facilitando a adoção, a crescente divulgação do assunto na mídia e o aumento das obras literárias abordando o tema ocasionaram algumas mudanças na percepção social da adoção, mas ainda persiste o preconceito e a necessidade de desmistificar a família adotiva, como uma forma de constituir uma família real com características específicas, com as dificuldades que toda família pode ter, mas, também envolvida com laços de amor que são construídos diariamente no decorrer da vida.
Lúcia de Fátima Veloso, Psicóloga da Universidade Federal Fluminense
03-07-2013

Nenhum comentário: