quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

JUIZ PODERÁ INCLUIR CRIANÇA EM CADASTRO DE ADOÇÃO POR TUTELA ANTECIPADA


13/02/2014

A Câmara analisa proposta que regula a inscrição de crianças nos cadastros nacional e estaduais de adoção (Projeto de Lei 5908/13). Segundo o texto, os juízes das varas da infância e da juventude poderão incluir os jovens nos cadastros por meio de tutela antecipada, ou seja, uma decisão provisória antes do julgamento final do caso.
De acordo com o projeto, será possível a tutela antecipada em dois casos: quando a justiça não localizar os outros parentes da criança e a procura for feita por meio de publicação em edital; e quando ficar claro que não há possibilidade de reintegração na família de origem.
A proposta também determina que as gestantes que quiserem colocar seus filhos para adoção serão diretamente encaminhadas a uma vara da infância e da juventude. O órgão deverá obrigatoriamente informá-las sobre os programas sociais disponíveis. A depender do caso, a justiça poderá mapear os outros integrantes da família e avaliar se alguma pessoa pode receber a guarda da criança.

PRIORIDADE PARA FAMÍLIA BIOLÓGICA
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) determina que a justiça deva priorizar a manutenção das crianças nas famílias biológicas. A adoção, segundo o estatuto, é medida excepcional. Mas, segundo o autor da proposta, deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), a legislação atual não fixa regras claras sobre o tema e os juízes adotam procedimentos diferentes para cada caso.
O deputado lembra os riscos para os jovens: “De um lado, se os esforços promovidos pelo Poder Público se prolongam demasiadamente, existe perigo de prejuízo irreparável à criança, na medida em que os potenciais adotantes ainda preferem os mais jovens. De outro lado, o registro precoce, sem a efetivação das medidas necessárias para buscar o restabelecimento do convívio com os familiares, privará a criança do direito de convivência com a família natural”.

TRAMITAÇÃO
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-5908/2013
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Regina Céli Assumpção
Carlos Bezerra: a legislação atual não fixa regras claras sobre o tema e os juízes adotam procedimentos diferentes. Arquivo/ Alexandra Martins
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/462041-JUIZ-PODERA-INCLUIR-CRIANCA-EM-CADASTRO-DE-ADOCAO-POR-TUTELA-ANTECIPADA.html

Nenhum comentário: