quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

NÚMERO DE CRIANÇAS E JOVENS APTOS À ADOÇÃO NO BRASIL É DE MAIS DE 5 MIL


13/02/2014
Cadastro foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em abril de 2008

O número de crianças e jovens aptos para a adoção no Brasil é de 5,4 mil, segundo dados de outubro de 2013 do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O cadastro foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em abril de 2008, para centralizar as informações dos Tribunais de Justiça do país sobre pretendentes e crianças disponíveis para encontrar uma nova família – e também para auxiliar os juízes na condução dos processos de adoção.
Apesar de seu esforço para acelerar esses procedimentos, a Justiça ainda não consegue evitar a prática de algumas famílias, que se utilizam do “jeitinho brasileiro” para adotar crianças. É a chamada adoção à brasileira.
A adoção à brasileira se caracteriza “pelo reconhecimento voluntário da maternidade/paternidade, na qual, fugindo das exigências legais pertinentes ao procedimento de adoção, o casal (ou apenas um dos cônjuges/companheiros) simplesmente registra o menor como seu filho, sem as cautelas judiciais impostas pelo estado, necessárias à proteção especial que deve recair sobre os interesses da criança”, explicou a ministra Nancy Andrighi em um de seus julgados sobre o tema.
Crianças esperam pela adoção. Foto: Ieda Beltrão
http://www.radiosantiago.com.br/geral/nmero-de-crianas-e-jovens-aptos-adoo-no-brasil-de-mais-de-5-mil

Nenhum comentário: