quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lei confere prioridade na adoção de crianças com deficiência


Notícias IBDFAM


10/02/2014 Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibdfam (com informações da Agência Brasil) Na última quinta-feira, dia 6, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.955, que estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que a criança ou o adolescente tenha deficiência ou doença crônica. A nova lei acrescenta ao artigo 47 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o parágrafo nono, determinando prioridade de tramitação aos processos de adoção “em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doença crônica”.
Para a advogada Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão de Adoção do IBDFAM, esta nova lei é benéfica. Para ela, contudo, a prioridade não deve ser somente para crianças ou adolescentes com deficiência ou doença crônica.
Silvana explica que existem grupos de apoio à adoção especial que trabalham a colocação de crianças com deficiência. “Reconheço a importância de ser dada prioridade às adoções especiais sem, contudo desconsiderar jamais que a prioridade absoluta é conferida constitucionalmente a todas as crianças e adolescentes – em tese e não de fato, pois, temos plena consciência que a realidade é outra”, disse.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das mais de 5 mil crianças e adolescentes aptos à adoção, pelo menos 20% registram algum problema de saúde. 
http://www.ibdfam.org.br/noticias/5240/Lei+confere+prioridade+na+ado%C3%A7%C3%A3o+de+crian%C3%A7as+com+defici%C3%AAncia#.Uvy6uTdAfRR

Nenhum comentário: