13.02.2014
CANADÁ
Por Diana Rebelo, editado por Ricardo Simões Ferreira
Chama-se Della Wolf Kangro Wiley Richards, tem três meses, e é filha de Anna Richards e Danielle Wiley, um casal de lésbicas, e Shawn Kangro, o pai biológico, graças à nova Lei da Família da British Columbia, no Canadá.
A lei, que permite que as crianças sejam registadas com quatro pais, no máximo, entrou em vigor no ano passado e Della é o primeiro bebé a já usufruir, efetivamente, dela.
Tudo começou quando Danielle e Anna pensaram em engravidar mas, para isso, precisavam de um pai. Aí entrou Shawn, um amigo de longa data de Anna.
"Sei que vários casais não querem isto. Querem um dador anónimo. Mas nós gostámos da ideia de ser alguém que pudesse estar envolvido e que pudesse ser uma figura paterna para o bebé", disse Danielle à estação CBC.
Já Kangro revelou à mesma fonte que mal pensou duas vezes, apesar de ter muito a debater, aceitar a proposta pareceu-lhe sempre o mais correto.
Depois do "sim" oficial, os três reuniram-se para discutir como seria o processo e criaram um acordo escrito. Danielle e Anna teriam a custódia e responsabilidade financeira do bebé e Kangro o direito de acesso e poderia interferir nas decisões mais relevantes, como a educação ou saúde.
A alteração na Lei da Família acabou por clarificar e oficializar a decisão dos três que puderem, assim, todos registar a criança como sua filha.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3685240&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas
Nota: foto do site: http://news.ca.msn.com/canada/della-wolf-is-bcs-1st-child-with-3-parents-on-birth-certificate
Nenhum comentário:
Postar um comentário