quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ADOÇÃO – CONEXÃO FUTURA


29.01.2014
Com a apresentação de Cristiano Reckziegel o Canal Cultura apresentou o Programa Conexão Futura que promoveu um bate papo sobre adoção com a participação do Promotor de Justiça da Infância e da Juventude do Paraná Murillo José Digiacomo; Leila Queiroz, Coordenadora de Programação do Canal Cultura e Sandra Amaral, Diretora Presidente do Grupo de Apoio à Adoção De Volta Prá Casa.

De acordo como Cadastro Nacional de Adoção, neste mês de janeiro existem 5.446 crianças a espera de uma nova família no Brasil, por outro lado, mais de 30.000 pretendentes querem adotar, mas muitas vezes as exigências podem dificultar o processo.
Mais da metade dos pais querem bebê com até 2 anos de idade e apenas 2% das crianças disponíveis estão nessa faixa etária. De cada 10 pretendentes apenas 2 aceitam adotar irmãos enquanto 37% das crianças cadastradas aguardam uma nova família junto do irmão ou da irmã.
Outra questão é referente ao gênero, 1/3 dos pretendentes prefere adotar meninas, mas nos abrigos, são os meninos que são a maioria. Mas aos poucos o perfil dos pais tem mudado, o Conselho Nacional de Justiça aponta hoje 42% dos pretendentes à adoção dizem não se importar com a etnia do filho ou da filha que procuram. Dois anos atrás, em 2011 eram apenas 31%.
O programa discute os desafios em relação ao processo de adoção no Brasil que refletem diretamente na garanta do direito fundamental da convivência familiar e comunitária previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
http://www.youtube.com/watch?v=a1i9CF4GKuM
— com Sandra Amaral e Grupo Adocao Devoltapracasa.

Nenhum comentário: