26-02-14
A primeira reunião do Projeto Mão Amiga de 2014 em Jaguarari aconteceu no dia 14 de fevereiro na Casa de Acolhimento do município.
A reunião teve como foco fazer estudo de casos, conversar sobre o andamento da casa e avaliação dos trabalhos realizados pelas cuidadoras.
Esta reunião contou com a Secretária de Assistência Social, a coordenadora de Proteção Social Especial, a Coordenadora da Casa e técnicos, educadora social do município e a representante da AiBi Brasil.
O primeiro ponto da pauta foi à situação de uma adolescente e suas complicações devido a dificuldade de seguir regras. Os presentes foram pontuando o que já foi feito no sentido de minimizar os problemas que vem ocorrendo e a necessidade de inserção familiar em família substituta, já que seus pais foram destituídos do Poder Familiar.
Em seguida, o novo psicólogo da casa falou sobre o trabalho de capacitação que vem realizando com as cuidadoras e os resultados positivos que já percebe.
Após a os estudos de caso a Secretária propôs ações no sentido de realizar sensibilização para o cadastro de adoção, pois na Comarca não há nenhum casal inscrito.
A representante da AiBi Brasil e advogada ressaltou que na ultima audiência concentrada o Juiz da Comarca decidiu encaminhar 02 adolescentes para adoção internacional pois já estavam há 01 ano no Cadastro nacional e sem pretendentes, todavia até a presente data da reunião as irmãs ainda não haviam sido incluídas no cadastro internacional.
Destacou a representante da AiBi Brasil a dificuldade que será encontrar um casal, devido a idade avançada, mas “ não podemos negligenciar, de usufruir deste direito que é de inscrevê-las no devido cadastro”.
Ainda neste item da pauta discorreu sobre o movimento de jovens egressos de instituições brasileiras que estão ingressando na Justiça com ação indenizatória contra o Estado pela falta de inscrição nos cadastros em tempo hábil.
Ao final, a advogada e representante da AiBi Brasil informou que fora até o Cartório pedir agilidade na inclusão das irmãs adolescentes, por “ questão de Justiça, por questão de garantia de direitos”, frisou.
Quanto as ações de sensibilização sugeriu que fosse realizado em Jaguarari, no segundo semestre, o 2º Colóquio sobre Adoção do Território Piemonte Norte do Itapicuru. Proposta que foi acatada pelos presentes e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
http://www.aibi-br.org/comite-do-projeto-mao-amiga-realiza-sua-1%C2%AA-reuniao-de-2014-jaguarari-ba/
Nenhum comentário:
Postar um comentário