quinta-feira, 4 de julho de 2013

FÓRUM DE LIMEIRA REALIZA MAIS UMA VEZ CURSO PARA FUTUROS PAIS ADOTIVOS COM PARCERIA DA UNIMED LIMEIRA



No mês de maio, o Fórum de Limeira realizou mais um Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para habilitação de casais interessados na adoção, o qual contou – novamente – com o apoio da Unimed Limeira.
Adotar uma criança é responsabilidade para a vida e precisa ser planejada; haja vista que as crianças, de uma forma ou de outra e com maior ou menor intensidade, já possuem um histórico de vitimização. Quando uma criança está em situação de risco, a primeira ação será a denúncia no Conselho Tutelar, que agirá conforme a situação, e se necessário, a criança será abrigada. Quando esta medida é adotada, inicialmente é feito um trabalho com a família biológica para restabelecer a criança neste lar, porém caso não ocorra mudança e não exista nenhum familiar disponível ou em condições de assumir as responsabilidades pela criança, é possível se dar início a ação de destituição do Poder familiar – que desvincula juridicamente a criança de sua família de origem – o que ao final permitirá que esta criança possa ser colocada em família substituta através da adoção.
O Poder Judiciário é claro em afirmar que a entrega da criança para adoção não é crime. É considerado crime quando a mãe abandona a criança ou a entrega irregularmente a terceiros. Quando a mãe não pode, por qualquer motivo, ficar com seu filho, a opção correta é procurar o Setor Técnico do Fórum para entregar a criança – onde receberá orientação e apoio. Se isso não for feito e a criança for abandonada, colocada em risco ou entregue irregularmente para terceiros, a mãe biológica poderá responder judicialmente (e as pessoas que aceitarem a criança irregularmente, também).
Por conta desse contexto a que a criança é submetida, esta precisa de muita atenção, carinho, educação e acolhimento. Por isso, os indivíduos que querem adotar, precisam estar muito convictos de toda problemática e com disposição para o enfrentamento das situações.
Tomada essa decisão, o indivíduo deve procurar o Setor Técnico do Fórum de Limeira, situado na Rua Barão de Cascalho, 265, Centro. Os plantões acontecem todas às quartas-feiras das 9h às 16h, onde são passadas as orientações iniciais e as planilhas com a documentação necessária.
A lei de adoção nº 12010/2009, prevê que, além de casais com casamentos e uniões civis legais, um indivíduo solteiro, divorciado ou viúvo também pode requerer sua habilitação para adoção.
Depois de toda a documentação em ordem e entregue ao Fórum, é iniciado o processo de habilitação para adoção em 3 etapas: avaliação psicossocial com visita da Assistência Social na residência e entrevistas individuais no Setor Técnico – pelo Serviço Social e pela Psicologia, curso de preparação psicossocial e jurídica e para finalizar é realizada uma entrevista, onde os próprios participantes fazem uma autoavaliação.
A equipe do Fórum emite um relatório para o juiz sobre as avaliações realizadas com os pretendentes com seus pareceres e a habilitação dos pretendes ou não é decidida por ele.
O último curso realizado, contou com 10 casais de Limeira e 2 de Araras. A Unimed Limeira foi parceira, disponibilizando 2 pediatras, Dra Prescila G. M. Mamede e Ângela Cristina L. Fujita, para tirar as dúvidas em relação à saúde das crianças, como: vacina, alimentação, entre outros.
A lei determina os procedimentos a serem tomados, mas a metodologia a ser utilizada será decisão de cada Comarca. O curso feito por Limeira é uma forma de orientar e sensibilizar os pretendentes e sanar dúvidas a partir de um embasamento teórico. A estruturação do Curso foi realizada pela equipe de Limeira, Araras e Cordeirópolis.
Ao finalizar esse processo, os pretendentes que receberam deferimento (concordância com o pedido) do juiz, ficarão disponíveis no cadastrado de adotantes da Comarca e, caso os pretendentes desejem, também no Cadastro Nacional de Adoção.
O cadastro funciona como fila e é analisado cronologicamente de acordo com os perfis das crianças a serem adotadas e aqueles determinados pelos pretendentes. Quanto mais abrangentes as características definidas, menos tempo de espera. Importante salientar que todos estes processos são realizados pela Vara da Infância e Juventude e correm em segredo de Justiça.
Durante todo o processo, as pessoas ficam em segredo de justiça e todo o trabalho realizado é para suprir as necessidades e os interesses da criança. Para receber mais informações sobre o processo de adoção, ligue para: 3451-9645 ou 3453-5227.

ADOÇÃO COMPARTILHADA
A Unimed Limeira possui um programa para incentivo à adoção. Com ele é possível minimizar custos com os cuidados básicos de saúde, além de promover a inclusão social.
A “Adoção Compartilhada” oferece, gratuitamente, planos de saúde à crianças que forem legalmente adotadas por famílias que possuem plano de saúde da Unimed Limeira.
Para participar do programa, é necessário requerer a adesão por escrito à Unimed Limeira, que disponibilizará o termo do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-8057.
http://www.unimedlimeira.com.br/?p=2709

Nenhum comentário: