terça-feira, 2 de julho de 2013

NÚMERO DE ADOÇÕES DE CRIANÇAS NO BRASIL AUMENTA 30% EM UM ANO

Edição do dia 02/07/2013
Em 2012, 826 meninas e meninos foram adotados. Atualmente, 29.535 pessoas esperam a chance de adotar uma criança.
Mônica Carvalho São Paulo, SP

O número de adoções de crianças no Brasil aumentou 30% em um ano. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, só em 2012, 826 meninas e meninos inscritos no Cadastro Nacional foram adotados. Hoje, 29.535 pessoas esperam em uma fila a chance de adotar uma criança.
As famílias que pretendem adotar devem participar de encontros e palestras para se preparar, passo que está previsto na lei. Por todo o país, os grupos de apoio a adoção ajudam muitos pais, principalmente aqueles que querem adotar crianças com mais de cinco anos.
“Vai ter que passar as regras do seu lar e desenvolver o afeto com essa criança, um vínculo afetivo e isso merece um cuidado especial, mas não é impossível”, explica Bárbara Toledo, do Grupo de Apoio à Adoção.
O casal Guilherme Freitas, arquiteto, e Aline Freitas, funcionária pública, já participavam de grupos de adoção antes mesmo de encontrar Leandro. “Foram cinco encontros e as pessoas falando: ‘eles vão testar, não são flores, eles vão testar até as raias da loucura’ porque uma criança adotiva prefere ter a certeza de que é amado e nunca mais vai ser rejeitado”, conta Aline.
No momento em que Leandro soube que ia ganhar uma nova família, os pais adotivos mostraram segurança e amor. “Eu falei: ‘você quer me adotar como mãe? Quer ir pra minha casinha, ficar com meus cachorrinhos? Se você quiser, a gente quer’. Eu te quis desde o primeiro dia que te vi”
A adoção precisa nascer da vontade de dar afeto. Não se deve adotar uma criança para fazer o bem. O pai adotivo é que é o verdadeiro felizardo. Márcia Paveira é uma das mães que acredita nisso. Ela adotou Felipe quando ele tinha dois anos e meio. Hoje tem dez anos. O filho provocou uma revolução na vida da família. “São muitas preocupações, a responsabilidade é outra, a vida é totalmente diferente, mas a alegria de ser mãe e pai assim não tem descrição”, relata.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/07/numero-de-adocoes-de-criancas-no-brasil-aumenta-30-em-um-ano.html


Nenhum comentário: