segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CACAM ENCAMINHA DEZ MENINAS PARA ADOÇÃO


19/01/2014
ABRIGO

O Cacam encaminhou dez meninas para adoção ao longo do último ano.
As duas últimas foram para seu novo lar ontem. Todas estavam abrigadas na entidade desde dezembro de 2012, após o fechamento do Lar Amélie Boudet.
A fase de adaptação às famílias substitutas tem tido acompanhamento profissional. O Lar de Meninas Amélie Boudet foi fechado há 13 meses por falta de adequação às exigências legais. As dez crianças da casa foram encaminhadas ao Cacam e as 8 adolescentes ao abrigo feminino do Pequeno Cidadão.
O Cacam desenvolveu um trabalho de busca de famílias interessadas, com o consentimento e apoio do poder judiciário. Em um ano e um mês foi possível encaminhar as dez meninas à adoção.
“As famílias substitutas têm moralidade para a formação dessas meninas e estão contando com nosso apoio nessa fase de adaptação. Felizmente temos identificado o quanto essas crianças estão felizes em seus novos lares”, disse a coordenadora do Cacam, Sueli Spadotto.
As duas últimas meninas, irmãs, foram levadas por sua nova família ontem. Entre as demais, também havia outras duas irmãs, três irmãs e outras três irmãs. Não houve separação de laços sanguíneos. Portanto, o processo de adoção dessas dez crianças envolveu quatro famílias, sendo três de Marília e uma de Quintana.
O acompanhamento das crianças em seus novos lares continua por tempo indeterminado. O Cacam ainda tem outras 22 crianças e adolescentes de até 14 anos, sendo oito bebês. De acordo com Sueli Spadotto, a prioridade no caso de menores abrigados é a tentativa de retorno dessas crianças aos lares de origem. No entanto, nos casos em que é possível à família se restabelecer psicológica, econômica, emocional e socialmente. “No caso dessas meninas que vieram do Lar Amélie Boudet não havia mais vinculo a ser resgatado”, frisou a coordenadora.
Segundo ela, é de grande importância que as crianças abrigadas tenham referência familiar para que possam quebrar o ciclo da desestruturação. “As crianças de abrigo também poderão ser mães e pais no futuro e precisam saber como formar sua família”. Famílias de Apoio Por conta disso é que o Cacam mantém o programa Famílias de Apoio, para onde as crianças que vivem no abrigo são destinadas em períodos diferenciados do ano, como Natal e Ano Novo.
O que não é uma adoção. O Cacam está aberto a receber novas famílias de apoio, que precisam passar pela inscrição e triagem para entrar no programa. A entidade também recebe visitas da comunidade no último domingo de cada mês, das 15h às 17 horas. O abrigo fica na rua Vidal de Negreiros, n. 367, no bairro Palmital. O telefone é 3433- 1645.
Cacam encaminhou dez crianças para adoção nos últimos 13 meses
http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/noticia/21308/Cacam-encaminha-dez-meninas-para-adocao/

Nenhum comentário: