Quarta, 22 Janeiro 2014 12:38
Por G1 | Para: CBN Foz
Revoltada por não conseguir ajuda financeira do ex-companheiro para cuidar da filha, uma adolescente, de 17 anos, abandonou o bebê de 6 meses às margens da Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão (SE), na manhã desta quarta-feira (22). Segundo a polícia, a jovem foi embora e o pai, de 52 anos, também não prestou assistência. O bebê foi amparado por pessoas que passavam pelo local.
De acordo com o policial do Batalhão de Choque Claudio Brão, essas pessoas acionaram a polícia, que conseguiu localizar os pais da criança. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de São Cristóvão, onde foi registrado um boletim de ocorrência.
“Uma mulher que passava percebeu o abandono e retirou a criança do chão. Quando chegamos constatamos que o bebê ainda estava sujo de terra. Procuramos pelo pai da criança e também localizamos a mãe com a ajuda de testemunhas. Ela alegou que está sem condições de cuidar da filha e por isso procurou o ex-companheiro, pois gostaria de receber uma pensão no valor de R$ 400. Como ele negou ajuda, ela disse que deixaria a criança com ele. Mas, como não entrou em acordo, resolveu deixar o bebê em via pública, às margens da rodovia”, afirmou.
Ainda segundo o policial, mesmo constatando o abandono, o pai do bebê não se manifestou e também foi embora. “Ele permitiu que a criança ficasse naquelas condições, correndo riscos. Pessoas que passavam pelo local se comoveram e resolveram ajudar”, disse.
Na delegacia, a jovem e o ex-marido prestaram depoimento e foram encaminhados ao Conselho Tutelar do município onde também foram ouvidos. Segundo o conselheiro Douglas Santana, eles irão responder por abandono de incapaz. O bebê foi encaminhado à uma casa de acolhimento, já que após levantamentos realizados pelo órgão junto à polícia, foi constatado que durante a união do casal, que durou cerca de quatro anos, boletins de ocorrência por violência doméstica haviam sido registrados.
“Nós avaliamos a situação e percebemos que nem a jovem, muito menos o pai da criança, possuem estrutura emocional para obter neste momento a guarda dela. Por isso, encaminhados o bebê à Casa da Criança, e já demos entrada com o processo e um pedido de audiência junto ao juiz da Vara da Infância e Juventude, que irá decidir o destino do bebê. No levantamento que fizemos, constatamos que o relacionamento dos dois foi bastante conturbado, com boletins registrados pela adolescente por violência doméstica”, informou o conselheiro.
Bebê foi encaminhado à Casa da Criança de São Cristóvão (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/sergipe/22012014-82177-mae-abandona-bebe-de-6-meses-as-margens-de-rodovia-em-sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário