sábado, 18 de janeiro de 2014

O DRAMA DAS CRIANÇAS NOS ORFANATOS


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
JAPÃO

Olá pessoal,
Sempre que vejo notícias de crianças abandonadas, ou colocadas para adoção, nos jornais brasileiros, me questiono muito sobre as atitudes do governo e acima de tudo, o que um pai ou mãe pensam, a ponto de chegar em extremos de abandono e maus tratos. Analisando a sociedade japonesa, não vemos muitas notícias desse gênero , mas isso não quer dizer que não exista casos similares ou muitas vezes piores.
De uns tempos pra cá tem acontecido cada vez mais casos de maus tratos e mortes de crianças. Ato cometido na maioria pelos responsáveis ou com concordância. É claro que a revolta é igual, mas como resido aqui, me coloco a pensar que poderia ser um vizinho ou conhecido, ou até mesmo um amigo das minhas filhas.

A questão de adoção não é muita divulgada aqui no Japão, uma vez que existe sim muita relutância dos japoneses em aceitar criar um filho de outra pessoa. Uma infelicidade esse pensamento, mas é assim mesmo que muitos pensam. Ontem mesmo começou uma nova novela japonesa, onde abordará casos de crianças em orfanatos, e seus dramas e medos.
O primeiro capítulo foi bem interessante, com situações de como as crianças devem encarar o mundo de fora, o quanto devem se ajudar mutuamente, e alguns diálogos entre duas crianças me chamou a atenção:

"Eu joguei fora o meu nome, se a minha mãe não me quer, eu não quero o nome que ela me deu".
" Não importa se tivemos mãe ou não, aqui somos todos iguais".
"Ele carrega o creme pois lembra o cheiro da mãe dele".

Seria assim mesmo o cotidiano dessas crianças, tendo que lutar diariamente contra o preconceito da sociedade, que visa o status acima de tudo? Penso que em alguns momentos sim. Mesmo quem não vive esse drama de abandono, existem outros dramas como o preconceito de ser estrangeiro, de não estudar em uma boa escola, de não usar roupas bacanas, e sofrem sim de abandono, no caso abandono social. É claro que muitos vão dizer que a pessoa não deve se importar, mas é caso de cada um digerir isso e saber lidar.
O que pode funcionar para mim, para outros não funciona. Mas voltando ao título do post, eu espero sim que após a exibição dessa novela, o país aprenda a olhar com mais atenção aos problemas que a sociedade anda enfrentando.Não tem como continuar com um pensamento antigo, tendo problemas modernos.E quando digo moderno, se enquadra em tudo, desde financeiro até psicológico.

Para quem reside no Japão, a novela se chama 明日ママがいない, no canal ytvよみうりテレビ, todas as quartas-feiras as 22:00 hrs.!!
Supe beijos a todos,
http://brasileirasimsenhor.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: