terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DICAS DE FILMES SOBRE ADOÇÃO



Em termos jurídicos, a adoção é o ato no qual uma pessoa é assumida como filha por outra, ou por um casal, que não sejam os pais biológicos. Com a criação deste vínculo, todos os direitos e responsabilidades dos adotantes se tornam semelhantes àqueles estabelecidos pelo chamado pátrio poder.
Embora o caminho jurídico seja indispensável para uma adoção, o ato de adotar não pode ser explicado apenas nestes termos. Trata-se de uma atitude que envolve a criação de laços afetivos, a integração de uma pessoa ao seio familiar e uma imensa capacidade de acolhimento e compreensão. Embora o trâmite jurídico seja por vezes cansativo e desgastante, sua conclusão é apenas o início de uma longa jornada, que pode ser bastante complicada, mas costuma trazer imensas recompensas. Muitas destas histórias podem ser encontradas nos filmes, sejam fictícios ou baseados em histórias reais. Se você quer conhecer um pouco mais sobre este longo e às vezes árduo processo, confira abaixo algumas dicas de filmes sobre adoção.

FILMES INFANTIS SOBRE ADOÇÃO
Os filmes sobre adoção podem tratar a questão sobre os mais diversos aspectos, como a dificuldade para se adaptar, a rejeição, traumas e, claro, a felicidade de se encontrar um novo lar. Dentre os filmes infantis que têm alguma relação com a adoção, um dos mais conhecidos é Stuart Little, que conta a história de um simpático camundongo que vive em um orfanato. Stuart é adotado por uma família humana, e tem de conviver com a estranheza de outras pessoas e a rejeição do filho biológico do casal.

Para que as crianças entendam como funciona a adoção, outra dica excelente é Kung Fu Panda. A animação conta a história do Urso Po, um desajeitado Panda que é escolhido para cumprir uma antiga profecia. Embora não seja o tema principal do desenho, a adoção de Po pelo Sr. Ping é mencionada constantemente.

FILMES ADULTOS SOBRE ADOÇÃO
Um dos filmes recentes mais bem sucedidos sobre adoção é Juno, de 2007. A protagonista, Juno, é uma adolescente que engravida aos 16 anos. O aborto chega a passar por sua cabeça, mas a jovem muda de ideia e resolver procurar uma família para adotar a criança. Poucos anos antes, foi lançado o filme Ensinando a Viver, com John Cusack, que interpreta o viúvo David. Após a morte de sua esposa, David começa a ter problemas em se relacionar com outras pessoas, até que adota o pequeno Dennis.

OUTROS FILMES
Um filme que trata da adoção de maneira muito original é Inteligência Artificial, de 2001, que conta a história de um robô programado para ter sentimentos (interpretado pelo talentoso Haley Joel Osment). Outros filmes que merecem destaque são Free Willy, Annie, A Família do Futuro, Oliver Twist, Nós Sempre te Amaremos e diversos outros.

ONDE ENCONTRAR
Todos os filmes mencionados neste artigo, além de muitos outros sobre adoção, podem ser encontrados em lojas de varejo, como Americanas e Submarino, além de locadoras. Todos eles também estão disponíveis por streaming através do serviço Netflix.
http://www.tudoemfoco.com.br/dicas-de-filmes-sobre-adocao.html#sthash.kBXMtYX9.dpuf

Nenhum comentário: