domingo, 2 de fevereiro de 2014

JOVEM DESCOBRE IRMÃOS PELA REDE


01/02/14 |
O estudante Gabriel Augusto Natividade e a sua irmã de coração, Fernanda Pinese Natividade - Erick Pinheiro

Enquanto o Facebook serve como passatempo para muitas pessoas, algumas devem a essa invenção a alegria de ter descoberto uma parte de suas famílias. O estudante Gabriel Augusto Natividade, 19 anos, está no segundo grupo, pois através da rede descobriu irmãos por parte de sua mãe biológica, de quem não tinha notícias desde que foi acolhido por sua mãe adotiva, que morreu em 2010.
A história de Gabriel começa em 1995, em Guaratinguetá, onde Arlete Natividade se recuperava de uma gravidez interrompida acidentalmente. Determinada a adotar o segundo filho, inscreveu-se e passou a integrar a fila para adoção no Fórum de Sorocaba. Impaciente com a demora, foi levada por uma amiga a visitar Sandra, a mãe biológica de Gabriel, que afirmava não ter condições de criar o recém-nascido. Sandra aceitou o convite em morar na casa de Arlete. Ficou lá por alguns dias, período em que concedeu a guarda provisória do bebê. Em seguida, foi embora e a guarda, que era temporária, tornou-se definitiva.
Após a morte da mãe adotiva, a curiosidade começou a instigar Gabriel e sua irmã de coração, Fernanda Pinese Natividade, 34. "Nossa mãe sempre comentava que eu tinha outros irmãos e acho que a procura só começou depois do falecimento dela porque, em vida, a gente não queria correr atrás disso, até para não machucá-la. Pra ela não achar que estava correndo algum risco de perder o filho", explica o rapaz.
Procurar pelo Facebook foi a primeira ideia que os irmãos tiveram. Gabriel resolveu digitar no campo de busca "Uchôa Tavares", o sobrenome que consta em seu primeiro registro, depois substituído pelo da mãe adotiva. No mesmo instante, a combinação incomum trouxe como resultado na busca os perfis de dois de seus irmãos. A inconfundível semelhança física com um deles deu ao jovem a certeza de que fizeram uma importante descoberta. Gabriel contou ter ficado muito contente e Fernanda preocupada. "Eu fiquei muito contente, mas pensei "perdi meu irmão". Fiquei com medo (risos)", relembra a irmã.
"Perguntei se eram filhos da Sandra", conta Gabriel, sobre o primeiro contato com os irmãos mais velhos que acabava de descobrir, há aproximadamente dois anos. Após a confirmação, passaram a conversar e o entusiasmo fez com que logo marcassem um encontro. Gabriel saiu de Sorocaba com a irmã e foi até Piracicaba conhecê-los. Juntos, descobriram também gostos em comum, entre eles a paixão pelo rock.
"Foi mais um bate papo, contando a história que o Gabriel não sabia até então. Descobriu quem era o pai (já falecido), quais são os irmãos e que tem sobrinhos", explica Fernanda.
Gabriel desde criança sabe de sua adoção. Mesmo assim, ainda não teve interesse em conhecer a mãe, mas pretende visitar a avó, que já disse estar ansiosa para abraçar o neto, fato que deverá ocorrer em Virgínia (MG), de onde é a maior parte de sua família de sangue.
Feliz com o achado e pronto para conhecer mais sobre a família, o estudante faz planos para rever os irmãos, que lhe convidaram a assistir a um show da banda da qual fazem parte, em Piracicaba. Até lá, o Facebook continua sendo a melhor forma de mantê-los em contato. "Acho a ferramenta (Facebook) importante para unir as pessoas e mantê-las unidas. Esse é o bom uso da rede social", conclui o jovem.
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/529150/jovem-descobre-irmaos-pela-rede

Nenhum comentário: