quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RECÉM-NASCIDO É ABANDONADO DENTRO DE MICRO-ÔNIBUS EM PELOTAS


04.02.2014
Júlia Otero
julia.otero@zerohora.com.br
O menino foi em cima de um banco e ainda não há informações sobre o paradeiro da família

Encaminhado ao Pronto Socorro do município, ele passou por uma bateria de exames e passa bem Foto:
Ele tem 30 centímetros e no máximo dois dias de vida. O bebê, nomeado informalmente de Henrique por funcionários do Pronto Socorro de Pelotas, foi encontrado no último banco à direita de um micro-ônibus, abandonado.
Estava enrolado em um lençol fino e branco e os pés já estavam gelados por causa do ar condicionado.
Mas ele dormia. Foi acordado por volta das 9h15min desta terça-feira, próximo ao Shopping Pelotas, enquanto o veículo da Laranjal Transporte saía do Centro e ia em direção ao Laranjal. Quem despertou o menino foi a primeira passageira a ir para o fundo do veículo, a doméstica Priscila Nobre, 33 anos.
— Vi ele deitado no banco, peguei no colo e levei até o motorista, que parou o carro e chamou a polícia.
E a partir daí, uma bagunça tomou conta do coletivo. Ninguém podia acreditar, e o condutor não entendia como não tinha visto alguém carregando uma criança. Desconfiou que poderia ter sido alguma das sete pessoas que pegou às 8h no Laranjal e deixou na região central da cidade.
— Uma policial chegou e levou o bebê, estava chorando, chocada. Também não é todo dia que se vê um absurdo desses — disse outra passageira, a merendeira Cláudia Gonçalves, 39 anos.
De lá, a criança foi levada ao Pronto Socorro de Pelotas, para onde foi vestido de azul com meias combinando com a roupa.
— Estamos fazendo uma bateria de exames, mas a princípio ele está bem — avaliou o médico plantonista, Sérgio Cioffi Traunetti.
Quando chegou ao hospital, a história se espalhou. Todos queriam adotar o pequeno e tirar uma foto. A conselheira tutelar Eva Maria Moreira da Rosa dava colo, tapava o rosto do menino, e dizia para procurarem o Ministério Público, caso quisessem tentar a adoção.
— Na verdade, a família sempre tem preferência, mesmo nesses casos. Não sabemos as condições do abandono, pode ser que a mãe tenha passado por uma depressão pós-parto — afirmou.
A única informação que se sabe por completo do recém nascido é que o parto muito provavelmente tenha sido feito em casa, pois o cordão umbilical foi amarrado com uma linha de costura, que ainda estava no corpo do bebê.
— Estamos buscando os familiares e a mãe pode ser indiciada por abandono de incapaz e talvez até tentativa de homicídio, pois a criança poderia ter rolado do banco e morrido — informa a delegada responsável pelo caso, Carla Kuhn.
Depois da bateria de exames que pode durar mais dois a três dias, caso não haja qualquer doença, a criança deve ser levada à Casa do Carinho. O abrigo tem 40 menores abandonados à espera de uma família adotiva. No pronto socorro, uma funcionária se aproximou do bebê com um pano para limpar o nariz dele, que estava com sujeira:
— Agora tu vai ser bem cuidadinho — prometeu.
Encaminhado ao Pronto Socorro do município, ele passou por uma bateria de exames e passa bem - Foto: Marcel Ávila / Especialhttp://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2014/02/recem-nascido-e-abandonado-dentro-de-micro-onibus-em-pelotas-4409252.html

Nenhum comentário: