domingo, 6 de abril de 2014

CRIANÇAS ACOLHIDAS EM ABRIGOS DE SALVADOR PARTICIPAM DE SESSÃO ESPECIAL DE CINEMA


28 Janeiro 2014
A história de Tarzan – o Rei da Selva foi o enredo do programa “Férias na Comunidade”, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), nesta terça-feira (28/1). A ação reuniu 260 crianças e adolescentes, de oito unidades de acolhimento de Salvador e Simões Filho, para assistir a história do pequeno Tarzan, que, como herói, deixou para muitas crianças um grande exemplo de força e superação.
O filme infantil ''Tarzan – A evolução da lenda'' reconta a história de uma criança que é criada por uma gorila, após o avião em que estava com seus pais cair no meio da selva e levá-los à morte. A fantasia do menino que conquista a amizade dos animais e sobrevive às intempéries da natureza se transportou das telas do cinema e acalentou crianças, que por abandono ou força maior, vivem sem seus pais e familiares, em unidades de acolhimento, à espera de adoção.
Muita alegria e também muita emoção marcou a manhã dessas crianças e adolescentes, que em sua maioria, foram pela primeira vez ao cinema. A expectativa era grande antes das luzes se apagarem e o filme começar a rodar. Foi então, que com óculos 3D, os meninos viveram aventuras animadas, momentos de tensão, emoção e alegria com o final feliz de Tarzan.
No filme, Tarzan vence o ataque de um exército de mercenários interessados nas riquezas naturais da mesma floresta que o menino vive, junto com gorilas, aves, serpentes e outros animais. Quando as luzes se acenderam novamente, anunciando o fim da sessão, foi possível perceber a euforia das crianças, comentando as cenas e vibrando pela vitória do Rei da Selva.
Para Ananda Araújo de Santana, 12 anos, o programa foi uma experiência maravilhosa. “Eu adorei o filme, porque vi que Tarzan lutou com todos e não teve medo de nada”, comentou. Enquanto isso, Ananda ouvia de Valdívia Adami Caldas, coordenadora técnica do Lar Irmã Benedita Camurugi, que a abriga, que Tarzan era exemplo a ser seguido, pela sua coragem e determinação.
Surpresa ainda maior foi vivenciada pelos irmãos Emily e Fúlvio (14 e 12 anos). Os dois foram encaminhados para duas diferentes unidades de acolhimento: a menina está no Lar Pérolas de Cristo e o menino, no Lar Irmã Benedita Camurugi. Vítimas da dependência química sofrida pela mãe e da omissão do pai, os irmãos foram separados e hoje, por ocasião do destino, se reencontraram, trocaram números de telefone e poderão novamente estreitar os laços.
Participaram ainda crianças das instituições Ajuda Social, Casa de Santa Maria, Cidade da Luz, Lar da Criança, Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).
“Poder ver o sorriso nos lábios dessas crianças é uma experiência inusitada e uma alegria muito grande para mim, enquanto pai, integrante da sociedade e como representante do poder público”, declarou o desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, coordenador da CIJ. O magistrado aproveitou a ocasião para conclamar aos seguimentos que cuidam de crianças e adolescentes para que, juntos, formem uma corrente inquebrantável na defesa de direitos desses jovens.
Texto: Laís Nascimento - Agência TJBA de Notícias / Fotos: Nei Pinto
Para Ananda Araújo de Santana (de vestido branco com rosas), o programa foi uma experiência maravilhosa
Vivendo em unidades de acolhimento separadas, os irmãos Emily e Fúlvio se reencontraram no evento da CIJ
Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá: ''Poder ver o sorriso nos lábios dessas crianças é uma experiência inusitada e uma alegria muito grande''
A ação reuniu 260 crianças e adolescentes, de oito unidades de acolhimento de Salvador e Simões Filho, para assistir a história de Tarzan
http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=93384:criancas-acolhidas-em-abrigos-de-salvador-participam-de-sessao-especial-de-cinema&catid=55:noticia&Itemid=202
— com Mariana Costa.

Nenhum comentário: