12/04/2014
Jornalismo Rádio Uirapuru
Resolução aprovada permite que casais estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior integrem o Cadastro Nacional de Adoção
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, no final do mês de março, uma resolução que permite a casais estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior integrar o Cadastro Nacional de Adoção, banco de dados criado para auxiliar juízes das Varas da Infância e da Juventude na tramitação de procedimentos de adoção.
O objetivo da medida é que mais casais cumpram os requisitos básicos e que crianças mais velhas e grupos de irmãos possam ser adotados. Hoje o país vive um paradoxo, há 5,4 mil crianças ou adolescentes à espera de uma família e na outra ponta, 30 mil pretendentes à adoção, ou seja existem muito mais casais querendo adotar, do que crianças para serem adotadas, apesar disto os orfanatos estão lotados.
Esta situação se deve ao fato de que a maioria só quer adotar recém-nascidos, brancos e saudáveis. Com a possibilidade de estrangeiros poderem adotar crianças no Brasil, será que este problema seria amenizado, uma vez que são considerados menos seletivos? Ou o risco de crianças saírem ilegalmente do país irá aumentar?
Em muitas cidades, inclusive em Passo Fundo, já foram registrados casos de tráfico de crianças. Será que aumentaria esta possibilidade ou a medida traz mais segurança e avanço?
Este é o tema que o Sem Segredo, deste sábado, pela Uirapuru. Os ouvintes poderão ligar, 21041615, 21041616, 30454022, 30455022 ou mandar mensagem para o torpedo 91629923, esclarecer dúvidas e dar a sua opinião.
Participam do programa a Promotora de Justiça, da Infância e da Juventude, Clarissa Machado e o secretário municipal da Cidadania e Assistência Social (Semcas), Saul Spinelli. O Sem Segredo vai ao a partir das 9h30min, na apresentação de Ronaldo Rosa.
http://www.rduirapuru.com.br/geral/22755/sem+segredo+quer+saber+incluir+estrangeiros+no+cadastro+de+adocao+vai+ajudar+a+reduzir+numero+de+criancas+orfas+ou+sera+um+risco
Nenhum comentário:
Postar um comentário