segunda-feira, 7 de abril de 2014

VEREADORES DISCUTEM ADOÇÃO DE CRIANÇAS DURANTE AUDIÊNCIA


07/04/2014

Atendendo a um requerimento de autoria do vereador Valdir Sementile (DEM), a Câmara Municipal realizou na última quinta-feira (03) uma audiência pública sobre o tema “Processo de adoção em Poços de Caldas”. O evento contou com a presença da assistente social da Vara da Infância Alessandra Prando, do advogado Dr. Élvio César Bezerra, representando a 25ª Subseção da OAB/MG, de representantes de entidades assistenciais e comunidade em geral.
Segundo o autor da proposta, o objetivo do debate foi esclarecer dúvidas da população a respeito do processo, bem como sensibilizar as pessoas com relação à adoção tardia. Sobre esta última questão, o vereador pontuou que, durante o evento, foram apresentados dados que demonstram a preferência das pessoas por recém-nascidos do sexo feminino. “De acordo com informações prestadas na audiência, 66% dos adotados estão na idade entre seis meses a dois anos. É preciso que existam campanhas para a adoção tardia, bem como o apoio e fortalecimento dos grupos de apoio. Esses fatores foram abordados durante o debate como sendo primordiais para a agilidade do processo”, afirmou.
Com relação à morosidade do processo, a assistente social ressaltou que um dos grandes problemas é justamente a demora para identificação do perfil da criança a ser adotada. Ela falou, também, sobre a importância da aproximação da família com a criança e sobre a adoção internacional. No que diz respeito à adoção tardia, ela mencionou a necessidade de preparo das famílias, com o auxílio dos grupos de apoio.
Outra questão levantada foi a necessidade de implantação de uma Vara exclusiva da Infância de Juventude na cidade. “Hoje o mesmo juiz que atende a Vara da Infância está a frente também da Vara Criminal. O Dr. Élvio Bezerra ressaltou na audiência a necessidade de se pleitear a separação. Através da Câmara, iremos encaminhar um pedido ao Tribunal de Justiça para que Poços tenha uma Vara da Infância e da Juventude, podendo assim agilizar essa questão da adoção de crianças”, declarou o vereador Valdir Sementile.
Para o vereador, o Legislativo promoveu uma audiência rica, com a apresentação de sugestões que têm a finalidade de aperfeiçoar e dar agilidade ao processo de adoção. “Nossa intenção foi explicar como acontece esse processo e a importância da conscientização das pessoas. Hoje, os abrigos recebem as crianças, mas não podem cuidar permanentemente. Temos muito o que avançar nesse assunto, mas tivemos um início produtivo”, concluiu.
ACS/Câmara Municipal
http://www.pocos-net.com.br/noticia.php?id=8053



Nenhum comentário: