domingo, 6 de abril de 2014

CONHEÇA AS ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO À LICENÇA-MATERNIDADE


sexta-feira, 04 de abril de 2014
RAGAZZI ADVOCACIA E CONSULTORIA POR SANDRA SINATORA
A Lei 12.873/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 24 de outubro de 2013, trouxe algumas novidades em relação à licença-maternidade. Entre as principais alterações, destacam-se:
1) IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES QUE ADOTAREM UM FILHO
A lei garante salário-maternidade de quatro meses para homens e mulheres que adotarem um filho, independentemente da idade da criança. Uma Medida Provisória já garantia o direito às mães adotantes, mas o benefício não equiparava homens e mulheres.
Pela nova legislação, “ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias”, a ser pago diretamente pelo INSS. Com a ressalva de que o pagamento do salário-maternidade à mãe biológica, não será concedido mais de um benefício ao mesmo processo de adoção, ainda que o cônjuge ou companheiro também esteja submetido ao Regime do INSS.
2) FALECIMENTO – RECEBIMENTO DO SALÁRIO-MATERNIDADE E GOZO DA LICENÇA-MATERNIDADE
No caso de falecimento da genitora, que tiver direito ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono.
Falecendo a genitora é assegurado, ainda, ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo da licença-maternidade por todo o período ou pelo tempo restante, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono. Aplicam-se as mesmas regras ao segurado ou segurada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção.
3) NECESSIDADE DE AFASTAMENTO DO TRABALHO
O direito ao salário-maternidade, inclusive no caso do falecimento do beneficiário, está condicionado ao afastamento do trabalho ou da atividade desempenhada, sob pena de suspensão do benefício.
Dúvidas em direito e legislação devem ser encaminhadas para contato@ragazzi.adv.br
http://jornaloretrato.com.br/net/conheca-as-alteracoes-em-relacao-a-licenca-maternidade/

Nenhum comentário: