quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CORREGEDORIA LANÇA SITE ADOTAR


01/12/2014
A Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo lançou hoje (1º) o site Adotar. A cerimônia aconteceu no gabinete do corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, no Palácio da Justiça. “Nosso objetivo é facilitar o acesso a um tema tão importante, esclarecer os trâmites e prestar informações precisas a respeito da adoção como um ato de amor incondicional”, afirmou.
O juiz assessor da Corregedoria para a área da Infância e Juventude e idealizador do projeto, Paulo Roberto Fadigas, apresentou o site e suas principais áreas: perguntas frequentes, procedimentos para adoção, vídeos com depoimentos de pessoas que adotaram e de especialistas, entre outras. Também destacou a necessidade de uma linguagem acessível. “Era preciso deixar de lado os termos técnicos e usar recursos audiovisuais para atingir a população e capilarizar a informação.”
O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, e o coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, parabenizaram a Corregedoria e todos os envolvidos pelo trabalho. “Há sempre muitas dúvidas sobre a adoção e o site é bastante esclarecedor”, disse Gouvêa. “Nosso desafio era vencer a linguagem técnica e conseguimos”, afirmou Piceli.
O juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Afonso de Barros Faro Júnior, representou o presidente José Renato Nalini, que não pôde comparecer em razão de compromisso anteriormente agendado, destacou a qualidade do trabalho que supre uma dificuldade de comunicação e afirmou que a Corregedoria pode contar com o apoio da Presidência em seus projetos.
Também participaram do lançamento do site o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene; o juiz substituto em 2º grau e integrante da Coordenadoria da Infância Iasin Issa Ahmed; o juiz assessor da Corregedoria e coordenador do gabinete, Rubens Hideo Arai; o juiz Kalid Hussein Hassa, integrante da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (Cejai); servidores, integrantes de grupos de apoio à adoção e grande imprensa.
ADOTAR
Além de prestar informações sobre o tema, de forma clara e simples, o site também tem por objetivo fazer com que os pretendentes à adoção reflitam sobre o assunto e compreendam que, muito mais do que uma relação de afeto e solidariedade, é uma demonstração do amor incondicional de quem deseja se tornar pai e mãe de uma criança, adolescente ou pessoa maior de 18 anos, independentemente de sua origem e sem distinção com os filhos biológicos.
No Brasil há 5.646 crianças disponíveis para adoção e 32.817 cadastros de casais ou pessoas solteiras interessadas em adotar (dados Cadastro Nacional de Adoção). São Paulo é o Estado com números mais elevados – 1.357 crianças e 8.228 pretendentes – e onde o processo de adoção costuma ser mais rápido, em média um ano.
O endereço do site é www.adotar.tjsp.jus.br

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
MAIS FOTOS NO SITE
http://www.tjsp.jus.br/…/CanaisComun…/Noticias/Noticia.aspx…

Nenhum comentário: