sábado, 27 de outubro de 2012

MARIA FUMAÇA



27.10.2012
Cláudia Simões

A depender do empenho, do entusiasmo e da identificação com a causa, o Grupo Voluntário de Apoio à Adoção Maria Fumaça, recém-criado pela advogada Raquel Prudente e pelas professoras Fátima Gorgulho e Ângela Paiva, todas mães adotivas, já é sucesso. Com o slogan Abrindo caminhos para novas famílias, o grupo é o primeiro do gênero na região das Vertentes e já recebeu a adesão de voluntários, principalmente pais e mães adotivos, além de outras pessoas que pretendem adotar ou se interessam pelo tema.

NOVAS FAMÍLIAS
A meta do Maria Fumaça é trazer ao Campo das Vertentes um trabalho sério e atuante de apoio e incentivo à adoção, a exemplo do que já é feito por mais de cem grupos existentes no país. O objetivo é discutir e informar, além de trocar experiências, elucidar dúvidas e, consequentemente, atuar no combate ao preconceito incentivando a adoção tardia de grupos de irmãos, inter-racial e de crianças portadoras de deficiências.

ADESÃO
Para que tudo aconteça, o grupo precisa de recursos. O pontapé inicial em prol da causa foi dado no último domingo, 21, com a promoção da Macarronada e Brechó Solidários no Espaço Libertas, em Tiradentes.
Destaque para o trabalho voluntário do pessoal da cozinha: a psicóloga Elisabete Regina do Carmo Silva, especialista em alfabetização; sua sócia, Tatiana de Oliveira Almeida Leonel, advogada; e a psicóloga Emília Dellinger, que veio de BH especialmente. “ Nos surpreendemos com a solidariedade de amigos, conhecidos e desconhecidos que estiveram presentes, fizeram doações ou simplesmente contribuíram, manifestaram apoio e se prontificaram a colaborar com o grupo. Foi uma mensagem clara de que estamos no caminho certo e de que não estamos sozinhas, o que muito nos emocionou e nos encheu de energia para seguirmos com nosso projeto”, disse Raquel Prudente.

NOVAS AÇÕES
Com a renda obtida, o grupo pretende fazer um grande evento aberto ao público de toda a região, com a presença de pesquisadores, psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito, todos ligados à causa da adoção. O próximo encontro já tem data marcada: dia 17 de novembro, sábado, no auditório Irmão Sol, com exibição de vídeos, debates, depoimentos de famílias que já adotaram e muito mais.
Uma das intenções do Maria Fumaça é atuar também junto às crianças e adolescentes abrigadas na Casa Lar. No último dia 20, a convite da juíza Maria de Fátima Dolabela, o grupo fez palestra para cerca de cem pessoas cadastradas para adoção na comarca de São João del-Rei e Prados.
DOAÇÕES
Quem quiser fazer doações para o próximo bazar solidário ou literalmente vestir a camisa em prol da causa, pode comprar a camiseta com a inscrição Adoção, por R$ 25. Basta ligar (0**32) 3372-1575 ou 9976-7619 para o produto ser entregue em sua casa e as doações serem recolhidas. Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo, basta acessar www.gvadmariafumaca.blogspot.com.br
ou www.facebook.com/maria.fumaca.980.

LUXO E LIXO
Luxo é a atitude de adotar uma criança ou adolescente ou ainda, doar parte de seu tempo trabalhando em prol da causa, combatendo o preconceito e incentivando a adoção tardia.
Lixo é a omissão, o não cumprimento de nossa missão enquanto cidadãos, por inércia, ignorância ou covardia.
Bete Paiva; as professoras Angela Paiva e Fátima Gorgulho; o empresário João Bartolomeu e a advogada Raquel Prudente durante evento no Espaço Libertas – Foto: Acervo Pessoal
As fundadoras do grupo: Raquel Prudente, Fátima Gorgulho e Ângela Paiva – Foto: Acervo Pessoal
http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2012/10/acontece-mundo-a-fora-mostra-cine-bh-e-maria-fumaca/


Nenhum comentário: