terça-feira, 16 de outubro de 2012

Posição da ANGAAD acerca da matéria veiculada no Fantástico de 14/10/2012


A Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, ANGAAD, congrega mais de 100 Grupos de Apoio à Adoção espalhados pelo país. Nós lutamos pela adoção legal, segura e para sempre. Para que crianças - destituídas do poder familiar ou em situação de  risco por negligência e/ou violência  - sejam adotadas por quem esteja devidamente habilitado à adoção.
Existe um processo a ser seguido para a adoção de crianças no Brasil. As perguntas que ficam em nossa mente,  após a veiculação da matéria sobre adoção no Fantástico do dia 14/10/2012 são: As famílias que adotaram essas crianças estavam habilitadas para adoção? Há estudo psicossocial da situação das crianças e sua família de origem? Há parecer do Ministério Público? Os profissionais responsáveis à época foram ouvidos, assistente social, psicólogo, promotor de justiça, juiz, etc? O Promotor de Justiça estava presente à audiência de oitiva dos genitores? Os genitores foram assistidos por Defensor Público ou advogado?
Os Grupos de Apoio à Adoção foram os primeiros a defender a adoção de grupos de irmãos e trabalhar para que todas as crianças, vivendo em instituições de acolhimento, retornem ao convívio familiar, seja na família biológica por meio da reintegração familiar ou através da destituição do poder familiar e encaminhamento a uma família substituta, por meio da adoção.
Dessa forma há que se investigar o contido nos autos para que se verifique se houve ou não precipitação na colocação em família substituta, o que não é praxe no Brasil. A realidade que vivemos é das crianças e adolescentes mofarem nas instituições de acolhimento (abrigos) até serem encaminhadas para o convívio em família!!
É preciso lembrar alguns pontos indispensáveis para o caso em questão e para qualquer outro que venha a baila: a criança tem pressa, pois, o decurso inexorável do tempo rouba-lhe a infância; entidade de acolhimento institucional não é lar e lugar de criança é em família, seja ela biológica ou substituta; para que a adoção ocorra é necessário que seja cumprido o devido processo legal.

A ANGAAD não prejulgará nem emitirá qualquer posicionamento contra ou favor, aguardará a apuração dos fatos e manterá a sua posição pela legalidade.

Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção
Lutando para que cada criança tenha uma família!

Nenhum comentário: