sábado, 6 de outubro de 2012

MORRE 1ª CRIANÇA A TOMAR COQUETEL CONTRA HIV






06.10.2012
Sorocabana Luciane Aparecida Conceição, 24 anos encerrou o tratamento, espontaneamente, há cinco Tatiane Patron
tatiane.patron@bomdiasorocaba.com.br

Luciane Aparecida Conceição, 24 anos, a primeira criança do Brasil a tomar o coquetel contra a Aids, morreu na madrugada desta sexta-feira (5), após entregar-se à doença. Familiares afirmam que ela, que serviu de exemplo para o mundo, abandonou o tratamento há cerca de cinco anos, gradativamente.
Luciane contraiu o vírus HIV ao nascer, pois sua mãe biológica recebeu transfusão de sangue contaminado na gestação e a abandonou logo após o parto. Ela foi adotada pelo casal Edgar de Conceição e Arlinda de Jesus, falecida há oito anos. “Queríamos adotar uma criança, mas que precisasse de ajuda.”
Aos 7 anos, a menina começou tomar o coquetel, quando a presidente do Gepaso (Grupo de Educação à Prevenção a Aids de Sorocaba), Maria Lucila Magno, entrou com liminar na Justiça para autorizar a medicação para a criança com Aids, pois na época existia apenas para adultos. “A infectologista Rosana Maria Paiva dos Anjos desafiou a medicina e produziu o coquetel que salvou a Lu. Ela estava quase morrendo, cheia de feridas e depois de um mês estava bem”, relembra Lucila.
O pai conta que desde os 10 anos, a menina se recusava tomar o coquetel.
Há quase sete anos, Luciane casou-se com o pedreiro Daniel Ribeiro Martins, 34. Ele relata que a mulher afirmava que sentia dores de barriga e estômago quando tomava os remédios. “Toda a família tinha que ficar em cima para que ela tomasse os comprimidos.”
Esse ano, Luciane ficou internada por 22 dias devido uma gastrite.
Lucila, quem conviveu com a vítima por mais de 16 anos, relata que a moça sofria depressão e que se entregou à doença. “Ela decidiu que queria morrer. Mas também deu exemplos bons. Foi guerreira, serviu para ajudar em pesquisas e a medicina, pois foi a primeira criança a iniciar o tratamento contra Aids e estaria bem se tivesse seguido corretamente. Quem toma o coquetel tem uma vida normal”, destaca.
Luciane foi internada no dia 4 com fortes dores abdominais. Ela completaria 25 anos no dia 23 e faleceu pesando 30 quilos. Ela deixa uma filha, Ana Vitória, 4 anos, que não contraiu o vírus. O corpo é velado na Ossel Vila Assis e será enterrado hoje, às 8h, no cemitério Santo Antônio.
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/34758/Morre+1%26ordf%3B+crianca+a+tomar+coquetel+contra+HIV

http://portalestivagerbi.com.br/verportalnoticias.asp?nota=936



Nenhum comentário: