12/10/2012
Este é o primeiro Dia das Crianças com a segunda filha do casal.
Francimeire e Marcelo Bentes já haviam adotado outra criança há 8 anos.
Girlene MedeirosDo G1 AM
Na data comemorativa às crianças, quem ganha presente em alguns lares são os pais. É o caso de Marcelo e Francimeire Bentes. Há oito anos, o casal adotou o filho Natan, de oito anos. Este 12 de outubro de 2012 é o primeiro “Dia das Crianças” da mais nova integrante da família, a pequena Deborah.
“Foi o primeiro dia das Mães, dos Pais e agora eles são os nossos presentes do Dia das Crianças. São meus filhos do coração por quem tenho amor incondicional”, disse a mãe Francimeire.
A menina, de apenas um ano, entrou para a família há quatro meses. Os novos pais esperaram a filha, por dois anos, na fila para adoção coordenada pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Manaus.
Depois de passar por uma cirurgia de retirada do útero, Francimeire deu ainda mais atenção à vontade antiga de adotar crianças. Segudo ela, a espera por Deborah foi marcada por muita ansiedade. “Sempre quis também uma menina. Ficamos mutios ansiosos durante o tempo de espera. Entramos no mundo rosa”, disse ao se lembrar das roupinhas da criança.
Marcelo e Francimeire se candidataram assumindo a vontade de adotar mais uma criança perante à Justiça. Se inscreveram para o procedimento, foram submetidos a entrevistas, disponibilizaram documentos e passaram por meses de convivência até estarem habilitados a adotar.
Natan, o primeiro filho do casal, sabe que é adotado. De acordo com a mãe adotiva, a transparência é uma dos pontos-chave para quem tem “filhos do coração”. “Natan sempre soube da verdade. Ele entendeu desde pequeno e, com a adoção da Deborah, está aprendendo com mais naturalidade. Eu conheço a genitora e, se ele quiser conhecê-la mais tarde, vamos viabilizar o encontro”, afirmou.
Francimeire é assistente social e Marcelo, psicólogo. O interesse pelo ser humano, característico das duas profissões, ajudou o casal a enfrentar o preconceito que muitos ainda possuem em relação à adoção.
“Sempre tivemos a intenção de adotar, pelo menos, uma criança. Infelizmente, ainda se percebe que muita gente tem receio de adotar. O importante é lembrar que são os pais que firmam o caráter das crianças. Os pequenos crescem com a nossa conduta”, disse Marcelo Bentes.
Com a adoção da pequena Deborah, a antiga certidão foi cancelada e substituída por outra. Oficialmente, ela tem novos pais. “O amor de adoção é o mesmo. Nos sentimos realizados”, declarou Francimeire.
LISTA DE ADOÇÃO
Nove crianças estão em convivência com os novos pais em Manaus. O estágio é uma das fases do processo de adoção. Segundo a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Manaus, 30 crianças estão na lista de espera por pais adotivos. Cada futuro adotador preenche um perfil da criança que gostaria de receber. Na fila para adoção, há 41 pessoas cadastradas.
Segundo a juíza da Infância e Juventude de Manaus, Rebecca Lima, a procura por novos filhos adotivos tem crescido em Manaus. “O cenário de adoção melhorou muito há um ano. A gente tem visto situações bem diferentes, como a adoção de duas irmãs que são portadoras de HIV. É bem difícil de se ver adotar crianças com essa especialidade, mas já se percebe na capital”, ressaltou a juíza.
'Filhos do coração' do casal crescem sabendo que são adotados (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Deborah Bentes é o presente do dia das crianças para o casal (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Casal tem dois filhos adotados (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/10/minha-filha-e-meu-presente-do-dia-das-criancas-diz-mae-adotiva-no-am.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário