terça-feira, 9 de outubro de 2012

TJ LANÇA O DVD “ADOÇÃO – UM ATO DE AMOR”



05.10.2012

"Enquanto houver uma criança no Paraná em situação de risco, vítima de violência ou em um abrigo, não vamos descansar". Essa foi a declaração enfatizada pelo presidente do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, desembargador Fernando Wolff Bodziak, na solenidade de lançamento do material de apoio elaborado pela equipe multiprofissional do CONSIJ e da CIJ, destinado ao programa de formação continuada dos Juízos da Infância e da Juventude do Paraná.
O material consiste em três cartilhas temáticas, relativas à socioeducação e ao risco, à convivência familiar e comunitária e à violência, além do DVD "Adoção – Um Ato de Amor".
O vídeo, destinado aos cursos preparatórios à adoção, foi desenvolvido e realizado pelo CONSIJ e pela CIJ com patrocínio da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), contando com o apoio da Escola da Magistratura do estado.
O desembargador Fernando Bodziak explicou que o material foi elaborado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que trabalham com o processo de adoção. "O CONSIJ tem trabalhado visando à redução do tempo de permanência das crianças nos abrigos. Para isso, é fundamental que o conhecimento dos que trabalham na área seja aperfeiçoado", destacou o desembargador, que evidenciou o trabalho do juiz dirigente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Paraná (CIJ-PR), Fábio Ribeiro Brandão, na produção do DVD e das cartilhas.
O presidente da Amapar, Fernando Swain Ganem, afirmou que a produção do material além de valorizar a magistratura, contribui para a melhoria da sociedade. "É uma satisfação para a Amapar apoiar esse projeto. Em nome de todos os magistrados parabenizo a todos organizadores".
Por sua vez, o corregedor - geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros, ressaltou os grandes avanços do Tribunal, em prol das melhorias na área da Infância e Juventude. "Fico muito feliz pela oportunidade de ver tantas pessoas reunidas pela causa da Infância e da Juventude", frisou o corregedor.
Representando o Ministério Público, o procurador – geral do MP do Paraná, Gilberto Giacoia, asseverou que um projeto voltado à população infanto-juvenil terá o total apoio do MP. "A presença do Ministério Público do Paraná, nesta solenidade, demonstra nosso respeito institucional ao Judiciário do Paraná e a adesão a todos esses projetos".
Encerrando a cerimônia, o presidente Miguel Kfouri Neto, reforçou o apoio da cúpula diretiva do TJ a todos os projetos afeitos à seara da Infância e Juventude. Além disso, o desembargador relembrou a contratação de 75 profissionais para o setor e a inauguração do novo Fórum da Família, da Criança e do Adolescente em Curitiba, "um espaço com instalações condignas e confortáveis para o aprimoramento da prestação jurisdicional", afirmou. Em relação ao evento o presidente concluiu: "A todos que participaram desse projeto meus mais entusiásticos parabéns, dentro desse espírito de colaboração mútua podemos trazer grandes avanços para o Judiciário".
Também presentes à solenidade o 1ª vice-presidente, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o 2ª vice-presidente, desembargador Ivan Bortoleto; o gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; além dos desembargadores, Clayton Coutinho de Camargo, Paulo Roberto Vasconcelos, Joeci Machado Camargo, Eugênio Achille Grandinetti, entre outros magistrados e servidores.
Iniciativas - Além do material que será lançado, o CONSIJ e a CIJ promoverão, no mês de novembro, encontros com as equipes técnicas de todo o estado, em cursos com duração de três dias – carga de oito horas diárias –, previstos para sete polos regionais (Curitiba, Londrina, Maringá, Umuarama, Jacarezinho, Cascavel e Guarapuava). Outras iniciativas, envolvendo magistrados da Infância e da Juventude (encontros e entrega de cartilhas), também estão previstas para o ano de 2012.

Nenhum comentário: