quarta-feira, 3 de outubro de 2012

JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE PREPARA FAMÍLIAS QUE DESEJAM ADOTAR CRIANÇAS



02.10.2012

A equipe interprofissional do NAP (Núcleo de Assistência Psicossocial) do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá realizou a terceira Preparação Psicossocial e Jurídica à Adoção. A ação é uma exigência para o deferimento do pleito de habilitação à adoção, determinada pela lei 12.010/09, (art 50,§3).
O objetivo é divulgar, desmistificar a temática e orientar as famílias que desejam oferecer um ambiente acolhedor às crianças necessitadas de proteção e apoio. A preparação também visa conscientizar e ampliar a visão dos participantes acerca da adoção tardia, interracial e de crianças com deficiência, através da troca de ideias e vivências, uma vez que, segundo os magistrados, se trata de uma experiência ainda muito velada que precisa ser entendida pela família, Estado e sociedade.
Por isso que essa rede de apoio consiste no fortalecimento concreto das famílias constituídas pelos laços de afeto e a garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Durante o evento, foram repassadas orientações e informações pedagógicas, psicossociais e jurídicas que visam o maior esclarecimento acerca da temática da adoção, a fim de que esta ocorra dentro dos parâmetros legais, possibilitando a adaptação satisfatória entre a criança e o adotante.
O encontro também proporcionou a troca de ideias e experiências entre a equipe interdisciplinar e os participantes e, deles, entre si, abordando questões tais como: a ansiedade, os medos, a idealização da criança desejada, assim como as possíveis dificuldades no processo de adaptação mútua entre adotante e adotado.
A terceira Preparação Psicossocial e Jurídica à Adoção foi realizada no auditório da Escola Judicial do Amapá (EJAP).
Foto: Divulgação/TJAP (Preparação / Durante o evento, foram repassadas orientações e informações pedagógicas, psicossociais e jurídicas sobre adoção)
http://jornalagazeta-ap.com/portal/?p=2&i=6543&t=Juizado+da+Inf%C3%A2ncia+e+Juventude+prepara+fam%C3%ADlias+que+desejam+adotar+crian%C3%A7as

Nenhum comentário: