sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FUTURA FAMÍLIA EM PROCESSO DE ADOÇÃO INTERNACIONAL REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO PELA INTERNET



Sex, 05 de Outubro de 2012


Mais de oito mil quilômetros de distância foram, certamente, anulados em um encontro de muita emoção e interação. A cumplicidade com que o casal formado pela brasileira Isabella Canha e o alemão Peter Karspen, foi recebido pelo casal de irmãos M.B.S (6 anos) e A.E.B (4 anos), nem de longe aparentava que eles tinham acabado de se conhecer.
Nesta sexta-feira (5/10), ocorreu o primeiro contato em tempo real entre as crianças e a família, que está em processo de adoção internacional. O encontro foi realizado através do programa de comunicação via internet Skype, e representa um dos procedimentos utilizados pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) na preparação das crianças para a adoção internacional.
Residentes na região de Stuttgart, na Alemanha, o casal pleiteia a adoção desde 2004. Antes de tentar em Salvador, buscaram crianças em Florianópolis e Fortaleza, mas os processos não eram concluídos. Talvez fosse o destino segurando o momento certo para que o encontro com os lindos pequenos baianos e a nova família acontecesse.
Em agosto de 2011, o casal resolveu apostar na adoção na Bahia e enviou os documentos. Menos de três meses depois, eles foram habilitados e na última reunião da Ceja, o casal de irmãos foi indicado para eles.
Neste primeiro contato pelo Skype, as crianças conversaram com os futuros pais, desenharam, falaram sobre suas rotinas, seus gostos, um pouco de suas vidas. Era clara a reciprocidade de ansiedade e alegria dos dois lados da tela.
“Ouvir sobre o que eles gostam e ver o desenho deles foi muito bom”, afirmou Peter, arriscando-se no português.
“Estamos muito nervosos, mas foi muito bom vê-los. Nesse pouco tempo de conversa, já cresceu um laço de afeto”, contou Isabella muito emocionada com a receptividade dos “filhos”.
A brasileira sempre conviveu com casos de adoção entre familiares e amigos, e acredita que isso culminou com o interesse em repetir o gesto de amor.
O encontro foi acompanhado pela equipe técnica da Ceja, composta por psicóloga e assistente social.
Na próxima semana, o casal vem ao Brasil para o primeiro encontro real com os pequenos irmãos. Eles ficarão durante 30 dias no estágio de convivência com as crianças e, se a adaptação ocorrer de forma saudável, o processo de adoção deve ser concluído com celeridade.
Texto: Ascom / Foto: Nei Pinto
http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92262&catid=63

Nenhum comentário: