quarta-feira, 3 de outubro de 2012

JUÍZA GLEIDE EXPLICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CNA

02.10.2012

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um banco de dados importante para os juízes e equipes técnicas que atuam nas Varas da Infância e Juventude, por isso é fundamental que seja alimentado corretamente e sistematicamente.
A afirmação foi feita pela juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, ao proferir palestra no Encontro Estadual da Ceja-MT realizado na sexta-feira (28 de setembro), na Capital.

-“O cadastro permitiu aos magistrados realizarem uma busca ativa, checando os perfis das crianças aptas à adoção e dos pretendentes habilitados. Além disso, deu agilidade aos procedimentos para que a demanda seja atendida com menos burocracia e mais transparência”, explicou a magistrada.

A juíza Gleide lembrou que antes não havia um cadastro unificado, então cada juiz, Vara ou Tribunal mantinha seu cadastro individual, o que gerava muitas dúvidas sobre a realidade da adoção no Brasil. Hoje, acrescenta, todos os dados estão consolidados em um sistema que permite realizar estatísticas e ter uma visão global do processo de adoção.
A magistrada ressalta que o cadastro auxilia o país a colocar em prática com mais facilidade a nova lei nacional da adoção, que priorizou a convivência familiar às crianças, seja essa convivência na família de origem, na família extensa ou na família substituta.
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3571
http://www.tjmt.jus.br/Conteudo.aspx?IDConteudo=26729

Nenhum comentário: