sábado, 6 de outubro de 2012

STEVE JOBS: DE ADOTADO A IDOLATRADO



05/10/2012
Californiano conquistou incontáveis prêmios, homenagens e escreveu seu nome na história ao popularizar a computação, a música digital e o uso de telefones inteligentes
Juliano Barreto

São Paulo - Com uma fortuna estimada em 8,3 bilhões de dólares, Steve Jobs morreu como o 42° homem mais rico dos Estados Unidos. Além das poses materiais, o californiano de 56 anos conquistou incontáveis prêmios, homenagens e escreveu seu nome na história ao popularizar a computação, a música digital e o uso de telefones inteligentes. O resultado dessa grande história é ainda mais impressionante pela origem humilde e a longa trajetória de erros e acertos ao longo de quatro décadas.
Nascido em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, o menino fruto de uma união não-aprovada pelas famílias de seus pais, uma descendente de alemães e um imigrante sírio, foi adotado pelo casal Paul e Clara Jobs. Nos anos 50, o aborto era ilegal nos Estados Unidos e a sociedade reprimia uma mãe que criasse seu filho sem se casar. O casal Jobs superou sua dificuldade de ter filhos adotando Steve e, dois anos mais tarde, Patty.
Paul Jobs, o patriarca, teve um passado difícil como boa parte dos americanos que atravessaram a Grande Depressão Econômica nos anos 30. Para sobreviver, alistou-se nas Forças Armadas e foi trabalhar como mecânico da Marinha e, por isso, foi parar em São Francisco, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Lá trabalhou como cobrador de dívidas, mecânico de automóveis, maquinista e conheceu Clara Hagopian, com quem se casaria em 1946.
A escolha da cidade banhada pelo Pacífico mais tarde se tornaria crucial para o futuro do menino Steve Paul Jobs, considerado uma criança hiperativa, curiosa e difícil de lidar durante as aulas. Ao mudar-se as cercanias de São Francisco, a família Jobs viu-se cercada por vizinhos que trabalhavam como engenheiros na Hewlett-Packard, uma empresa que começara numa garagem em Palo Alto e crescia em ritmo acelerado.
Steve, por volta dos dez anos, já tinha contato com máquinas desmontadas e um clima de faça-você-mesmo único no mundo.
Steve Jobs e a mulher, Laurene, após a última aparição em público dele, em junho dde 2011
Leia mais em:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/steve-jobs-de-adotado-a-idolatrado?page=1

Nenhum comentário: