quarta-feira, 20 de março de 2013

COMARCA DE JI-PARANÁ PROMOVE CURSO PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO


20/03/2013

Pessoas que buscam habilitação no cadastro de pretendentes à adoção em Ji-Paraná participaram do Grupo de Preparação Psicossocial, um pré-requisito legal para o procedimento.
Pessoas que buscam habilitação no cadastro de pretendentes à adoção em Ji-Paraná participaram do Grupo de Preparação Psicossocial, um pré-requisito legal para o procedimento. Equipes técnicas das unidades de acolhimento institucional do município prestigiaram e apoiaram o evento. O curso foi realizado no dia 16 de março de 2013, no auditório da OAB, organizado pelo Núcleo Psicossocial daquela comarca.
De acordo com a Lei de Adoção 12.010, a inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.
O evento proporcionou aos candidatos à adoção a oportunidade de refletirem suas reais motivações para adotar. Temas relacionados foram debatidos, como por exemplo, a ansiedade causada pela espera do filho adotivo, a importância de revelar à criança a sua origem, preconceitos atrelados à adoção, o poder de cura do afeto, entre outros.
A Associação dos Magistrados Brasileiros defende que o processo de adoção jurídica, assim como o fator biológico de paternidade, não garantem, por si só, uma relação de afeto entre pais e filhos. Porém, algumas medidas são tomadas a fim de que a ¿adoção mútua¿ aconteça.
Orientações sobre a importância que os filhos representam, o dever dos pais de assumir o compromisso de guiar, socializar e auxiliar no seu desenvolvimento, incluindo noção de afeto, que fará parte de todo o desenvolvimento psicológico, foram feitas às famílias. Além da conscientização que a educação deve ser contínua, pois as pessoas estão sempre em um processo dinâmico de construção e reconstrução, principalmente crianças e adolescentes.
O Poder Judiciário informa que os candidatos à adoção devem procurar os núcleos psicossociais da Justiça da Infância e da Juventude nas comarcas onde vivem para solicitar informações sobre o calendário de realização do curso preparatório.
Assessoria de Comunicação Institucional
http://www.tudorondonia.com/noticias/comarca-de-ji-parana-promove-curso-para-pretendentes-a-adocao-,35697.shtml

Nenhum comentário: