quinta-feira, 28 de março de 2013

Putin planeja proibir a adoção de crianças por casais gays estrangeiros

  • Recentemente, Moscou vetou que qualquer americano adote órfãos russos
O GLOBO (Email · Twitter)
Com agências internacionais
Publicado:

Presidente russo quer uma mudança nas leis de adoção até julho
Foto: AFP
Presidente russo quer uma mudança nas leis de adoção até julho AFP
MOSCOU - O presidente russo, Vladimir Putin, planeja proibir a adoção de crianças órfãs por casais estrangeiros homossexuais, e deu instruções ao governo e à Suprema Corte para prepararem emendas à lei atual antes do dia 1° de julho, de acordo com o jornal “Izvestia”e a emissora de TV Russia Today (RT).
O assunto ganhou força depois de, em fevereiro, a Assembleia Nacional francesa legalizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Na época, o comissário russo para os Direitos das Crianças, Pavel Astakhov, declarou que faria de tudo para garantir que os órfãos do país fossem adotados somente por famílias heterossexuais.
No mesmo mês, o Ministério do Exterior da Rússia informou que planejava verificar se algum dano psicológico havia sido causado ao órfão Yegor Shabatalov, adotado por um casal de americanas que escondeu o seu relacionamento das autoridades. Dois anos após a adoção do menino, as duas mulheres se separaram e começaram uma disputa legal pela guarda do filho.
Este ano, ainda, entrou em vigor na Rússia uma lei que proíbe a adoção de crianças por qualquer cidadão americano. A lei foi batizada em homenagem a Dima Yakovlev, um menino russo que vivia com uma família de Virgínia, nos EUA, e morreu de insolação após ser deixado em um carro estacionado por nove horas.
A Rússia não permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando a adoção por casais gays algo impossível, lembra a RT. Entretanto, pessoas solteiras podem adotar uma criança, e as autoridades não exigem dos futuros pais uma comprovação de orientação sexual.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/putin-planeja-proibir-adocao-de-criancas-por-casais-gays-estrangeiros-7973174#ixzz2OtO24arQ

Nenhum comentário: