sexta-feira, 8 de março de 2013

Após criar 20 filhos, diretora luta para manter escola em Monteiro Lobato


08/03/2013 07h30 - Atualizado em 08/03/2013 07h34


Diretora chegou à cidade com o objetivo de criar orfanato.
Com 20 filhos criados, ela luta para manter seus projetos educacionais.



Comente agora
Mara Novelo Gerbelli, saiu de São Paulo para abrir lar assistencial voltado para crianças carentes. Acabou fundando escola, e hoje desenvolve trabalhos voluntários no local. (Foto: Daniel Corrá)Mara Novelo Gerbelli, saiu de São Paulo para abrir lar assistencial voltado para crianças carentes. Acabou fundando escola, e hoje desenvolve trabalhos voluntários no local. (Foto: Daniel Corrá/G1)
A história da diretora pedagógica Mara Novello Gerbelli, de 59 anos, e dos trabalhos desenvolvidos por ela com a comunidade de Monteiro Lobato , no interior de São Paulo, se confundem. Mara tem uma trajetória de sonhos, dedicação profissional e contribuição social, e é exemplo de mulher determinada, que não desiste de seus objetivos. Sem dúvida, tem motivos para ter sua história reconhecida no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8).

Nascida em Santa Catarina, Mara trabalhava na cidade de São Paulo quando decidiu se mudar para Monteiro aos 25 anos, com um único objetivo: criar junto com seu marido, Primo Augusto Gerbelli, um lar assistencial para crianças carentes.

Na época, era professora numa associação de estudos filosóficos da capital, que incentivou o projeto. “Eu estava grávida e tinha a ideia de fazer um trabalho voltado para crianças com a filosofia. Foi um ímpeto”, conta. A escolha pela cidade foi devido ao apelo literário e histórico do local.

Ao chegar ao município, Mara encontrou as primeiras dificuldades: a falta de crianças carentes, que acabaram sendo enviadas de São José dos Campos e outras cidades da região. “As pessoas começaram a conhecer o trabalho e foram chegando crianças das mais diversas origens, algumas órfãs, outras sem estrutura familiar”.

O projeto foi ganhando força e diante da formação pedagógica de Mara, seus ‘novos’ filhos eram alfabetizados por ela e o marido, e em seguida encaminhados às escolas estaduais do município. Além da alfabetização, o casal também ensinava música, artesanato e astronomia. Diante da didática, outros pais se interessaram pelo modelo de ensino, o que incentivou Mara e Primo a construírem sua própria escola.
Na escola que fundou, a diretora trabalha voluntariamente e também dá aulas para crianças do ensino fundamental (Foto: Daniel Corrá)Na escola que fundou, a diretora trabalha
voluntariamente e também dá aulas para crianças
do ensino fundamental (Foto: Daniel Corrá/G1)
Criação de escola
Junto com alguns professores e amigos interessados no projeto, Mara providenciou toda a documentação necessária junto à Diretoria de Ensino e em 1986 fundou o Centro Pedagógico Casa dos Pandavas, uma escola sem fins lucrativos, situada na zona rural de Monteiro. No início, professores e funcionários trabalhavam de maneira voluntária. A partir de 1988, a mesma associação que iniciou o projeto criou uma gráfica que tinha o lucro destinado à manutenção do local.

O trabalho da escola cresceu paralelo ao lar assistencial e na década de 90 Mara já possuía cerca de 20 'filhos adotivos', além de dois biológicos. “Alguns passavam um tempo com a gente de maneira informal com o consentimento e a procura dos próprios pais”, diz. “Nossa ideia foi fazer um verdadeiro núcleo familiar para que essas crianças não continuassem abandonadas e fossem recolocadas na sociedade de cabeça erguida”, acrescenta.
A gráfica foi a principal mantenedora da escola até 2009. Neste período, professores puderam ser registrados e pais se interessaram ainda mais em matricular os filhos. “Chegamos a ter fila de crianças para serem matriculadas na escola”, afirma.

Desafios e reconstrução dos sonhos
Sem o apoio da associação da capital, Mara viu seu projeto profissional e social em risco. “Fizemos uma reunião com os pais avisando que fecharíamos, porém eles se colocaram ao nosso lado e percebemos a necessidade da comunidade com a escola”. A partir de então, o projeto recomeçou com novo nome e a escola virou Instituto Pandavas.
Os professores e funcionários voltaram a trabalhar voluntariamente e pais, amigos e empresas se mobilizaram para ajudar o local por meio de doações. Alguns professores tiveram que conciliar as aulas com outras atividades e muitos foram obrigados a abandonar o projeto para conseguirem obter renda.

Ainda em 2009, Mara foi convidada para ser secretária de Educação no município, cargo que ocupou até 2012, sem deixar de lado os trabalhos com a escola. “Não me sinto diminuída por sair da secretaria e voltar a dar aulas. Foi um privilégio passar pela prefeitura e ter tido experiências maiores com o universo da educação.”

De volta à escola, também voluntariamente, Mara está de peito aberto para encarar os desafios e se emociona ao avaliar o trabalho realizado até então. “Isto é aquele sonho de juventude, em que achamos que podemos mudar o mundo. Hoje temos a consciência de que não podemos mudá-lo, mas podemos fazer a diferença na comunidade em que vivemos”, diz com voz embargada.

A diretora também acredita na força de sua intuição para tomar atitudes e decisões tanto no trabalho quanto no lar, principalmente nos momentos mais difíceis. “Acredito muito na intuição feminina, e ela é primordial para direcionar meus sonhos”, afirma.

Hoje, mais de 30 anos após chegar a Monteiro Lobato, boa parte dos filhos cresceram, centenas de alunos se formaram pela escola, diversos obstáculos permearam e continuam em meio aos sonhos de uma mulher que se entregou à projetos pessoais e sociais. Para ela, todo o trabalho dedicado não é em vão, e tem consciência de sua missão onde vive. “Foi isso que eu vim fazer no mundo. É uma doação minha. Sei que tenho muito ainda a ensinar”, afirma.
  •  
Mara, o marido Primo Augusto, e os filhos ainda crianças em 1990, logo no início da criação do lar assistencial. (Foto: Arquivo pessoal)Junto com o marido Primo Augusto, Mara cuida dos filhos ainda crianças em 1980, logo no início da criação do lar assistencial. (Foto: Arquivo pessoal)


Nenhum comentário: