11/03/2013Fonte TJMS
As atividades do Curso de Preparação à Adoção (CPA) de 2013 em Campo Grande recomeçarão nos dias 19 e 20 de março, das 19 às 22 horas, no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum de Campo Grande. Em 2012, as orientações aos interessados em adoção foram prestadas de dois em dois meses, em apenas um dia.
O curso é oferecido pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande (VIJI) e ministrado pela juíza titular da vara, Katy Braun do Prado, além dos profissionais do Núcleo de Adoção, responsáveis pela organização do curso e orientação para habilitação dos pretendentes.
O curso de preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer a adoção e aberto à comunidade. A participação nos encontros é requisito obrigatório para o projeto de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas nesse projeto e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos.
A programação destes dois dias de trabalho e o calendário para o ano de 2013 estão sendo finalizados e os dias 19 e 20 sendo aguardados com expectativa pelos profissionais que já trabalham com o tema adoção em aula expositiva, dinâmica de grupo e distribuição de materiais pedagógicos.
Sessenta e cinco pessoas já se inscreveram para participar desta etapa e terão orientações jurídicas e psicossociais sobre adoção. Assistentes sociais e psicólogas do Núcleo de Adoção responderão por questões envolvendo o assunto, bem como as crianças e adolescentes que estão prontas para adoção nas instituições de acolhimento.
Em Campo Grande, das crianças disponíveis para adoção, 14 tem de seis a 11 anos de idade; 11 estão na faixa etária de 12 a 15 anos; duas estão acimas dos 15 anos e apenas uma tem menos de cinco anos. O curso será voltado para a conscientização de adoções necessárias que, segundo o ECA, são aquelas em que as crianças já estão prontas para adoção e acolhidas em instituições.
Para a abertura, foram convidados o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, a coordenadora da Infância e Juventude de MS, Desa. Maria Isabel de Matos Rocha, e o juiz diretor do Foro da Capital, Alexandre Antunes.
Os interessados em participar do curso podem se inscrever no Fórum da Capital e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3317-3429, 3317-3633 e 3317-3548.
Nenhum comentário:
Postar um comentário