sexta-feira, 29 de março de 2013

CPI VAI INVESTIGAR CASOS SUSPEITOS DE ADOÇÃO NO PR

Leonardo Prado/Agência Câmara
Leonardo Prado/Agência Câmara / Francischini, vice-presidente da CPI: indícios para investigar Francischini, vice-presidente da CPI: indícios para investigar
Tráfico de pessoas

CPI vai investigar casos suspeitos de adoção no PR

Sete irmãos de São João do Triunfo teriam sido encaminhados para adoção internacional. Um deles diz ter sofrido abuso sexual
29/03/2013 | 00:05 Alyne Lemes, especial para Gazeta do Povo
Suspeitas de processos de adoção irregulares que envolvem até abuso sexual trouxeram a Comissão Especial de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas para o Paraná. Ao todo, a CPI nacional investiga sete casos sob suspeita no estado, dois deles em São João do Triunfo. O Ministério Público contesta as denúncias e garante que todas as adoções seguiram os trâmites legais.
A cidade de São João do Triunfo, na Região Centro-Sul, entrou na mira da CPI do Tráfico de Pessoas há mais de um mês, quando membros da Comissão receberam denúncias sobre possíveis irregularidades em dois casos de adoção. De acordo com as denúncias, os processos teriam sido acelerados e não cumpriram todas as exigências legais.
Em um deles, sete dos nove filhos foram retirados dos pais no começo desta década e encaminhados para adoção internacional em 2006. De acordo com as denúncias, as crianças teriam sido retiradas do convívio familiar, encaminhadas para abrigo e, logo após, colocadas para adoção sem nenhuma tentativa de reinserção familiar. O motivo da destituição familiar teria sido a pobreza extrema da família e o alcoolismo do pai.
A promotora que cuidou do caso na época, Tarcila Soares Teixeira, contesta as denúncias e garante que o processo seguiu as determinações legais. Ela conta que acompanhou o caso de 1999, depois de um denúncia do Conselho Tutelar, até 2006, quando as crianças foram adotadas.
Condições
Fezes humanas, comida retirada do lixo, crianças nuas, ambiente promíscuo entre outras denúncias fazem parte do processo de adoção dos sete irmãos de São João do Triunfo. A promotora afirma que várias ações para recuperar a família foram adotadas, mas nenhuma surtiu efeito. A adoção internacional foi a última alternativa encontrada para manter os irmãos juntos.
Membros da CPI do Trá­­fico de Pessoas votam na terça-feira o requerimento que define a data de viagem para as cidades com casos suspeitos. Outros dois documentos também foram apresentados para apreciação. Um deles pede a quebra de sigilo dos processos sob suspeita e o outro solicita a cópia de gravações com relatos de famílias. “Ir até essas cidades é nosso dever de ofício, não estamos acusando o Ministério Público nem a Justiça, pelo contrário, damos a eles o voto da confiança. Mas há indícios e temos de investigar”, garante o vice-presidente da CPI, deputado federal Fernando Francischini.
Além dos dois casos de São João do Triunfo, outras cinco denúncias espalhadas pelo estado estão sendo investigadas pela CPI do Tráfico de Pessoas.

http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?id=1358147 

Nenhum comentário: