domingo, 14 de abril de 2013

Casamento e adoção independentemente do sexo mais perto de se tornar realidade


O Senado francês deu luz verde ao projeto de lei que abre caminho ao casamento de casais homossexuais e à adoção.
O texto ainda vai ser debatido na Assembleia Nacional, mas o artigo que contempla o casamento entre duas pessoas independentemente do sexo já não pode ser alterado.
A direita diz que nem tudo está perdido:
“O processo parlamentar prossegue e o diálogo vai continuar, entre os franceses que parecem estar a mudar de opinião já a maioria das sondagens mostra que a população está contra o texto. Vamos ver como correm as coisas na Assembleia Nacional como decorre o diálogo entre os franceses e os deputados. Mas nada está decidido e debate continua” afirma Jean-Pierre Raffarin, Senator da UMP.
As sondagens mostram que a maioria dos franceses é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo já a adoção de crianças é menos consensual.
“O problema da direita é que está sempre atrasada. Foi o que aconteceu com a despenalização da homossexualidade, quando aqui foi proposta em 1978. Chegou atrasada em relação às “Uniões de Facto” quando compararam senadores a animais. Hoje voltam a estar atrasados em relação à sociedade” refere Francois Rebsamen, Senador do Partido Socialista.
Promessa eleitoral de François Hollande, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já foi considerada a maior reforma social em França das últimas três décadas.
Mais informação sobre , , ,
Copyright © 2013 euronews

Nenhum comentário: