terça-feira, 9 de abril de 2013

Quase 300 crianças à espera de quem as adote


Publicado hoje às 07:01

Existem 1.087 crianças destinadas à adoção. Quase 300 não encontram famílias, 27 estão na lista, à espera, há mais de 6 anos.

Existem 291 crianças e jovens disponíveis para adotar, mas que não têm candidatos à adoção. O número consta de um relatório da Segurança Social que revela que existem no país 1.087 crianças em instituições de acolhimento. No último ano foram concretizadas 440 adoções (mais 9 por cento do que em 2011).
O relatório sublinha que não seria de esperar encontrar crianças ou adolescentes com o mesmo projeto de vida, por concluir, há mais de 10 anos.
Estes projetos são definidos por quem acompanha os menores em risco. Com frequência o destino programado é a adoção numa meta que para um jovem se prolonga há mais de uma década.
As longas esperas estão, contudo, longe de ser caso único: 177 por um periodo que vai dos 3 aos 10 anos. A maioria, contudo, 309, espera há menos tempo: 1 ou 2 anos.
O relatório sobre as crianças e jovens em situação de acolhimento sublinha que nas adopções o tempo é um problema.
Os mais velhos têm menos hipóteses de sucesso. No último ano aumentaram as crianças com um projecto de vida programado para a adoção que se manteve inalterado, à espera, sem mudanças, 652, mais 11 por cento.
Entre estas crianças e jovens, o maior grupo corresponde a 291 processos que não encontram candidatos à adoção. Outros 257 têm a adoção decidida, mas ainda não foi aplicada qualquer medida para a concretizar. Mais de uma centena (150) esperam há um ano pela decisão judicial.
Dez têm atrasos consideráveis na execução do plano de intervenção para resolver o problema da criança em risco que mais tarde ou mais cedo deveria ser adoptada.
Nuno Guedes

Nenhum comentário: