terça-feira, 27 de maio de 2014

COMARCAS DO INTERIOR TRABALHAM EM PROL DE ADOÇÃO


27/05/2014
O Dia Nacional da Adoção (25 de maio) continua sendo lembrado pela Justiça Mato-Grossense. Por recomendação do corregedor, desembargador Sebastião de Moraes Filho, as comarcas do interior do Estado, a exemplo da Capital que realizou uma caminhada, desenvolvem ações em comemoração, esclarecimento e alerta quanto à temática.
Nova Xavantina - O juiz Gustavo Chiminazzo de Faria deu entrevista e respondeu perguntas ao vivo durante entrevista a uma rádio local. Acompanhados pelo juiz, os servidores foram às ruas e distribuíram panfletos. Eles também movimentaram cerca de 20 processos de ação e guarda. “É um momento em que temos maior contato com a sociedade local e podemos explicar as finalidades e os trâmites da adoção. O jurisdicionado com o conhecimento pode pretender à adoção com maior segurança”, pontuou o juiz Gustavo.
Marcelândia – Em Marcelândia, o juiz Sílvio Mendonça Ribeiro Filho também concedeu entrevistas a emissoras de rádio e TV, além de um jornal local. Na oportunidade foi esclarecido à população o trâmite para a adoção, a necessidade de realizar o cadastro de pretendente, documentos necessários, quem pode adotar e quais os efeitos decorrentes da adoção para os adotantes e para o adotado.
Tangará da Serra – Cerca de 20 pessoas, entre servidores do Judiciário, defensora pública, representantes da Casa da Criança, Casa do Adolescente, além de servidores terceirizados e estagiários, promoveram panfletagem na Praça da Bíblia e Faixas de Pedestres centrais da cidade. A juíza da Segunda Vara Cível (Família e Infância e Juventude), Joanice Oliveira da Silva Gonçalves, coordenou a ação e atendeu a imprensa. “Tivemos uma ótima receptividade. As pessoas têm vontade de adotar e necessitam de esclarecimentos. A campanha ocorre exatamente para isso, movimentar a sociedade e sanar dúvidas”, concluiu a magistrada.
Lucas do Rio Verde - A comarca realizou a campanha buscando sensibilizar a população. De acordo com o magistrado Gleidson Barbosa, "Ser criado e educado numa unidade familiar representa para a criança e para o adolescente estar integrado a um núcleo de amor, respeito e proteção. Assim, a convivência familiar, antes de ser um direito é uma necessidade vital da criança e do adolescente, é imprescindível ao seu desenvolvimento biopsicossocial sadio".
taúba - Durante a Semana da Adoção, todos os servidores de Itaúba trabalharam uniformizados com a camiseta Adotar é Legal e distribuíram cartilhas e afixaram cartazes da campanha em pontos estratégicos da cidade. Como a cidade de Nova Santa Helena também compoe a comarca, a Juiza Henriqueta Lima determinou que as atividades fossem realizadas também nesta cidade. 
Mirassol D'oeste - Em Mirassol a juíza Edna Coutinho mobilizou a população nas ruas e também entregou cartilhas e afixou cartazes em locais de grande movimentação. Os servidores da Infância e Juventude da comarca também realizaram trabalho de conscientização dos jurisdicionados no interior do prédio do Fórum.
Terra Nova do Norte – A comarca realizou uma caminhada pelas ruas da cidade e entregou cartilhas da Campanha Adotar é Legal e afixaram cartazes.
Alto Araguaia - O Dia da Adoção em Alto Araguai foi divulgado por meio da emissora de TV local com entrevista do juiz Carlos Augusto Ferrari. O objetivo foi divulgar para a população araguaiense a importância da adoção de crianças, quais são os procedimentos para adotar e como proceder ao cadastro.
Servidores de várias outras comarcas trabalharam uniformizados com a camiseta do Adotar é Legal, entre elas as comarcas de Brasnorte, Nova Ubiratã e Feliz Natal.
Na última sexta-feira, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) reuniu cerca de 60 servidores e magistrados no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá. Ao longo do percurso de quatro quilômetros o grupo fez uma panfletagem.
http://www.jcorreio.com.br/index/noticias/id-9822/comarcas_do_interior_trabalham_em_prol_de_adocao

Nenhum comentário: