sábado, 24 de maio de 2014

REPRESENTANTE DO GEAAB APRESENTA PANORAMA DA ADOÇÃO NO BRASIL E CONVIDA PARA 1ª PARADA BLUMENAUENSE PELA ADOÇÃO


22-05-2014
Iara Parisotto, vice-presidente do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Blumenau (Geaab), ocupou a tribuna nesta quinta-feira (22) para apresentar a realidade da adoção no Brasil e convidar os parlamentares a proporem políticas voltadas às necessidades das crianças órfãs, de maneira a tornar Blumenau um modelo para o Brasil inteiro.
Ela expôs que no dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Adoção, e nesta data a Geaab realizará a 1ª Parada Blumenauense pela Adoção, das 15h às 17h no parque Ramiro Ruediger, com apresentações culturais e outras atividades para a comunidade em geral.
Explicou que o grupo atua desde 1999 realizando reuniões entre pais adotivos, pretendentes a adoção e simpatizantes com o objetivo de divulgar a adoção, tirar dúvidas e trocar experiências. O grupo conta com a parceria da Vara da Infância e Juventude de Blumenau.
A representante do Geaab também apresentou um panorama da adoção no Brasil, citando a cultura e o sistema como fatores que mais afastam as crianças disponíveis das famílias que desejam adotar. “É majoritária a preferência a adoção de crianças de pouca idade e características físicas próximas às suas, a fim de tentar reproduzir a experiência de conceber um filho. Isso reduz o risco da família ser confrontada pela curiosidade e indiscrição das pessoas. Já o sistema refere-se à morosidade do projeto judicial de destituição familiar que torna uma criança apta à adoção, que pode levar anos”, observou.
Por fim, frisou que adoção não é um instrumento para tirar filho de pobre, e sim buscar dar uma família a uma criança que não a tem e dar a ela condições de ser uma cidadã de bem.
Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu
http://www.camarablu.sc.gov.br/representante-do-geaab-apresenta-panorama-da-adocao-no-brasil-e-convida-para-1a-parada-blumenauense-pela-adocao/

Nenhum comentário: