sexta-feira, 30 de maio de 2014

AÇÃO SOBRE ADOÇÃO E APADRINHAMENTO AFETIVO EM CARIACICA


28/05/2014 
Semco/Núcleo de Publicidade 
O evento será realizado no Shopping Moxuara, em Campo Grande, de quinta-feira (29) a sábado (31)
Proporcionar momentos de reflexão e luta pela garantia do direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes que estão em abrigos é a proposta do “Amar e Cuidar”. O evento será realizado no Shopping Moxuara, em Campo Grande, de quinta-feira (29) a sábado (31). Com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), por meio da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Cariacica, Prefeitura de Cariacica, Grupo Sá Cavalcante e Grupo de Apoio à Adoção Raízes e Asas, a ação tem os objetivos de informar sobre habilitação para adoção e divulgar o programa de Apadrinhamento Afetivo, que trata do estabelecimento de laços afetivos com crianças em situação de acolhimento.
Em um estande montado na praça de eventos, situada no piso L2 do Shopping Moxuara, profissionais tirarão dúvidas sobre o processo de adoção e de apadrinhamento. Também haverá apresentações de dança, música e exposições de artesanato e pintura, além de atividades envolvendo pintura de rosto, distribuição de balões e pirulitos. “Adotar no Brasil não é difícil, e precisamos divulgar isso. Os grupos de apoio à adoção são uma força neste sentido”, afirma a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica, Fabrícia Gonçalves Calhau Novaretti. A magistrada lembra que o programa de Apadrinhamento Afetivo é outra alternativa e ajuda a construir vínculos afetivos de crianças e adolescentes acolhidos com pessoas da comunidade.
Em Cariacica, há dez crianças aptas ao apadrinhamento e três apadrinhadas; e 20 adolescentes aptos ao apadrinhamento e nenhum apadrinhado. Em 2014, a 1ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica encaminhou 14 crianças para adoção, sendo nove do sexo masculino. Daquelas, na faixa etária de zero a 11 meses, são dez; de um a cinco anos, uma; de sete a nove anos, três crianças. Por etnia, onze são pardas; duas negras; e uma branca. Entre elas, há um caso de gêmeos adotados. Oito crianças possuem doenças tratáveis.
APADRINHAMENTO AFETIVO
O projeto de Apadrinhamento Afetivo funciona em Cariacica desde 2006. Os quatro abrigos de Cariacica têm ao todo 60 crianças e adolescentes. Interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social do município (Semas), os próprios abrigos ou a 1ª Vara da Infância e Juventude. No Apadrinhamento Afetivo, os padrinhos podem visitar a criança pelo menos uma vez por mês ou levá-la para casa nos fins de semana ou nas férias. O apadrinhamento pode ser uma via para adoção tardia.
Para apadrinhar, é necessário ter mais de 21 anos (e 16 anos a mais que o afilhado), disponibilidade para participar da rotina da criança e do adolescente, participar das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto, apresentar atestado de bons antecedentes, entre outros critérios. O padrinho ou a madrinha poderá apadrinhar somente uma criança ou um adolescente. Outros critérios para apadrinhamento são: apresentar toda a documentação exigida; consentir visitas técnica na residência; respeitar as regras e normas colocadas pelos responsáveis do projeto e dos abrigos; não estar no cadastro para adoção; apresentar atestado de bons antecedentes; o padrinho ou a madrinha poderá apadrinhar somente uma criança ou um adolescente. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3346-6321 e pelo e-mail f.acolhedora.cariacica@hotmail.com.
Serviço
Programação do evento “Amar e Cuidar”
Local: Shopping Moxuara, na rodovia BR 262, Km 5, nº 6.555, Campo Grande
Quinta-feira (29):
- 18h30 - Abertura do evento e apresentação de dança com crianças do município e sessões fotográficas das famílias para a exposição no sábado (31).
- 19h - Solenidade com discurso das autoridades (juíza Fabrícia Novaretti; prefeito Geraldo Luzia Júnior; representante do shopping).
- 19h30 - Apresentação musical com adolescentes do município.
- 20h – Exposição de artesanato e pintura; distribuição de panfletos e ponto de atendimento.
Sexta-feira (30):
- 12h às 18h - Exposição de artesanato e pintura; distribuição de panfletos e ponto de atendimento.
Sábado (31):
- 16h às 20h - Exposição de artesanato e pintura; distribuição de panfletos; ponto de atendimento; teatro de fantoches; pintura de rosto; distribuição de balões e pirulitos; e exposição de fotografias feitas na abertura do evento.-
Informações à Imprensa: 
Texto: Evandro Costalonga (com informações de Márcia Britto, da assessoria de imprensa do TJES)
Jornalista responsável: Marcelo Pereira 
http://www.cariacica.es.gov.br/

Nenhum comentário: