segunda-feira, 26 de maio de 2014

CAMINHADA LEMBRA ADOÇÃO NO ESTADO


Sábado, 24/05/2014
Belém
Uma caminhada que lembrará as condições de adoção de crianças e adolescentes no estado do Pará será realizada em Belém amanhã, 25, no Dia Nacional da Adoção. Neste ano, o evento pretende dar visibilidade à situação de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos da capital paraense. A concentração da passeata será na Escadinha do Cais do Porto com destino à praça Batista Campos.
Com o tema: “Pelo direito de ser filho”, a caminhada tem o propósito de “chamar a atenção para a situação de crianças e adolescentes acolhidos e sensibilizar os operadores de direito a dar a máxima celeridade aos processos de adoção dessas crianças e adolescentes”, explicou o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Alessandro Ozanan.
O trajeto será feito pela avenida Presidente Vargas, com destino final na praça Batista Campos.
Em Belém, são 190 crianças e adolescentes em estado de acolhimento. Grande parte delas está disponível para doação. De acordo com o juiz Alessandro Ozanan, o processo de adoção ainda esbarra na faixa etária das crianças e adolescentes. “Quanto maior a faixa etária, maiores são as dificuldades em efetivar a adoção, em geral a partir dos sete anos de idade”, constatou.
A determinação legislativa pondera que a criança ou adolescente a ser adotado deve permanecer na sua família até que se esgotem todas as possibilidades. Na grande maioria dos casos, a família consegue adotar. A adoção da criança ou do adolescente é realizada através do Juizado da infância e Juventude, seguindo as regras do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O processo é gratuito e demora em média cerca de oito meses. 
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-177002-CAMINHADA+LEMBRA+ADOCAO+NO+ESTADO.html

Nenhum comentário: