sábado, 24 de maio de 2014

DOMINGO É DIA DE AMOR


Sexta-feira, 23 de Maio de 2014 
Sávio Bitttencourt - PROMOTOR DE JUSTIÇA
Estamos nas vésperas da comemoração do Dia Nacional da Adoção, 25 de maio. Há uma história para esta data que é muito bonita: um deputado federal do Estado de Santa Catarina, chamado João Matos (http://blogdojoaomatos.blogspot.com.br/
), adotou um menino Cleber, negro, e o amava intensamente. Já adolescente, seu filho Cleber veio a falecer, em função de uma doença muito grave, causando profunda tristeza nos seus familiares e amigos. A dor dilacerante de João Matos precisava escoar, fugir de seu peito de pai para algum outro lugar. Era necessário desatar o nó na garganta, dar vazão àquela torrente confusa que perda ocasionara.
O homem branco do sul, pai do menino negro que lhe fazia tanta falta, investido de um mandato popular, resolveu fazer de sua dor algo produtivo. Ele precisava comunicar ao mundo que o amor adotivo era autêntico, profundo e, sobretudo, eterno. Era imperioso que as pessoas ouvissem falara da adoção. Esse assunto que passou séculos sendo sussurrado precisava ser gritado. Ocorreu-lhe então criar o Dia Nacional da Adoção, para que todos os que militam e vivem um amor semelhante ao que sentia de forma tão pujante pudessem se orgulhar de amar assim.
João queria que seu amor fosse compartilhado. Desejava dar a descobrir aos que dele não experimentaram um indício de sua existência. Precisava utilizar sua pena de legislador para exprimir aquele sentimento de gratidão por ter aprendido a amar de forma tão intensa, mesmo que não pudesse mais conviver com o filho querido. Tendo contato com o integrantes do movimento nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, acabou por fazer o projeto que redundou na lei que estipulo que o dia da adoção se comemoraria em todo o Brasil no dia 25 de maio.
Contudo, a data original do projeto não era essa. João de Matos desejava dar a data de falecimento de seu filho para a comemoração da adoção em nosso País. Mas este ímpeto inicial foi transformado. É que ele descobriu que o primeiro Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, que inaugurou a organização do movimento pela adoção no Brasil, ocorrera no dia 25 de maio de 1996, em Rio Claro-SP. A data carregava um simbolismo gigantesco: era a fundação do que hoje é um dos movimentos sociais mais produtivos em termos de conquistas de direitos do Brasil (angaad.org.br).
Nosso João, pai de amor, resolveu então propor no parlamento que este dia 25 de maio fosse a data de comemoração do nosso Dia Nacional da Adoção. Presenteou duplamente os amigos da adoção: passaram a ter um dia seu e a data escolhia representava o reconhecimento por sua luta, diuturna, para que cada criança tenha uma família que a crie com muito amor. Não satisfeito, João fez mais: é dele o projeto de lei que se transformou na nova lei da adoção (Lei 12.010/09), instrumento que – se bem aplicado – pode reduzir o tempo de institucionalização das crianças abandonadas em abrigos. Neste domingo, junte-se aos Joãos e a toda a gente que já conhece o amor incondicional e infinito da adoção.
http://www.oestadoce.com.br/noticia/domingo-e-dia-de-amor

Nenhum comentário: