segunda-feira, 26 de maio de 2014

VARA DA INFÂNCIA E CREAS DE PIUMHI PROMOVEM O 'PROJETO ADOTE LEGAL'


24/05/2014
Clic Folha
25 de maio é o Dia Nacional da Adoção, data comemorada em todo o país pelos militantes da causa para celebrar e refletir sobre a adoção de crianças. Durante a semana, a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Piumhi, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu o segundo curso de adoção com o lema “Projeto Adote Legal”.
O evento, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio, teve o objetivo de despertar nas pessoas uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”.
O curso foi destinado a casais inscritos no cadastro de adoção do fórum e aberto para participação de qualquer cidadão que tem interesse ou que deseja se informar sobre os procedimentos e normas relativos à adoção.
A abertura realizada na terça-feira, 20, contou com a participação de representantes do grupo de apoio à adoção “De volta pra casa”, de Divinópolis. Estiveram presentes o juiz de direito Rogério Mendes Tôrres, a assistente social do fórum Roseli Ferreira Aza, o presidente do Centro de Convivência Vó Ana – Lar São Francisco Osmar Castro, advogados e casais interessados no tema.
A presidente do grupo, Sandra Amaral, que também é mãe adotiva e militante da causa, falou sobre a importância desse projeto que tem levado diversos casais a optarem pela adoção. Segundo ela, essa é uma atitude que deve brotar do coração de cada pessoa e os componentes desse grupo, que são pais, mães, avós e pessoas adotivas, trabalham para levar a mensagem em todo o país. “Adotar é investir sua vida na vida de outra pessoa sem querer nada em troca”, disse.
De acordo com a presidente, o grupo tem ainda a função de mostrar o que é um pai, ou seja, aquele que não abandona, não maltrata e não abusa, enquanto o genitor faz tudo isso, motivo pelo qual a criança é levada ao abrigo. “Nós, do grupo de adoção, que passamos por muitas dificuldades para adotar nossos filhos e vendo tanta coisa errada por aí, lutamos e falamos por essas crianças com nossa experiência e trabalho. Sabemos que todas têm o direito de serem adotadas, tanto pela família biológica ou adotiva”.
Sandra falou também sobre o apadrinhamento afetivo como forma de minimizar a adoção tardia de adolescentes, pois em casos assim, um padrinho não precisa adotar, e sim obter a guarda dessa criança para que ela não fique no abrigo, dando oportunidade para aqueles que já passaram da hora de serem adotados.
A presidente disse que os coordenadores oferecem ainda sugestões para que, nos casos de grupo de irmãos, eles possam ser adotados por famílias próximas. “Nós temos parentes biológicos que moram em cidades diferentes e até países e não muda nada o amor que sentimos por eles. Por isso, o mais importante é dar uma oportunidade a essas crianças de terem um lar digno”.
Outro ponto, segundo ela, são casos de crianças que retornam para a família biológica após terem sido adotadas provisoriamente por causa de juízes que deferem o pedido tempos depois, como ocorreu com uma criança chamada “Duda” e teve grande repercussão nacional.
Ao final, Sandra elogiou o juiz Mendes Tôrres e toda equipe da comarca por serem sensíveis a essa causa, estando comprometidos e preocupados com as crianças de abrigos e trabalhando para divulgar a adoção.
“A adoção é uma coisa linda e tem que ser divulgada. Ela não precisa ser escondida. E até aqueles que não têm o dom de ser um pai adotivo podem apoiar a causa vestindo a camisa, pois isso significa lutar contra todo e qualquer preconceito”.
Para ela, participar da abertura desse curso foi muito satisfatório, principalmente por tratar-se de uma comarca que mostra interesse em divulgar para as pessoas como funciona uma adoção, valorizando diversas crianças que estão esquecidas em abrigos ou são vítimas de maus tratos, abusos e abandono. “Quem fez isso com elas está solto, enquanto elas tornaram-se prisioneiras”.
Na oportunidade, foram tratados assuntos e critérios sobre a adoção para os casais inscritos no curso, além de questões como adoções homoafetivas, que só tem crescido a cada dia mais e aceitas em diversas comarcas do país. 
http://www.clicfolha.com.br/noticia/34797/vara-da-infancia-e-creas-de-piumhi-promovem-o-039projeto-adote-legal039

Nenhum comentário: