terça-feira, 27 de maio de 2014

RIBEIRÃO PRETO TERÁ FÓRUM SOBRE ADOÇÃO NESTA SEXTA NO UNISEB


27/05/14
Fonte: Ribeirão Preto Online
Alguns dos mais importantes especialistas em adoção – em seus complexos e distintos aspectos – estarão na cidade, nesta sexta-feira (30), para debater o tema com a sociedade. O Fórum Ribeirão pela Adoção tratará, entre outros assuntos, da nova lei do setor, apadrinhamento afetivo, devolução de crianças e adolescentes e cotidiano das mesmas em instituições de acolhimento.
A atividade, que acontecerá das 8h às 18h, no Anfiteatro do Uniseb, que fica na rua Abrahão Issa Halack, 980, no bairro Ribeirânia, também servirá como comemoração pelos 10 anos do Gaiarp (Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto – “Crescendo em Família”), ONG que atua com pais que já passaram pelo processo e aqueles que ainda estão na fila do cadastro nacional de adoção.
Anamaria Caviola, presidente do Gaiarp, abrirá o evento, seguida por Paulo César Gentile, juiz titular da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Ribeirão Preto. Ele falará sobre a “A nova lei da adoção”. “Quero ter um filho ou vivenciar a gravidez” será o tema de Hália Pauliv de Souza, de Curitiba (PR), mãe e avó por adoção, escritora e fundadora do grupo de apoio “Adoção Consciente”.
DEVOLUÇÃO E APADRINHAMENTO
Luciano Alves Rossato, procurador do Estado de São Paulo, fará a palestra de encerramento da manhã sobre “Adoção Ilegal”. Ele é autor do livro “Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado”. Uma atração musical abrirá os trabalhos da tarde, seguida pela participação de Angélica Gomes da Silva, de Uberaba (MG). Ela tratará de um tema polêmico e pouco divulgado: “Devolução de crianças e adolescentes”. Ela é assistente social do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).
“A importância do apadrinhamento afetivo para a criança/adolescente institucionalizada” será o assunto de Maria da Penha Oliveira Silva, de Brasília (DF). Ela é psicóloga, psicodramatista, especializada em Clínica Interdisciplinar de Transtornos Psicopatológicos e supervisora técnica do projeto “Novos Vínculos” criado na capital federal.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Jaboticabal, Alexandre Gonçalves Batista dos Santos, ele próprio pai adotivo, ministrará a palestra final com o tema “O dia-a-dia das crianças/adolescentes nas instituições de acolhimento”. A última atividade será a apresentação, ao público, das famílias que passaram por atendimento no Gaiarp nos 10 anos de trabalho da ONG.
As inscrições para o Fórum Ribeirão pela Adoção são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail crescendo_familia@yahoo.com.br, pelo telefone (16) 3019-2084 ou pela página do “Crescendo em Família” no facebook – Gaiarp – Crescendo em Família. Haverá estacionamento gratuito ao lado do Uniseb. Será fornecido certificado de participação a todos os inscritos no evento.
http://www.ribeiraopretoonline.com.br/noticias/ribeirao-preto-tera-forum-sobre-adocao-nesta-sexta-no-uniseb/79325

Nenhum comentário: