Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 21/05/2014 16:33
Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro irá participar no próximo domingo, dia 25, da 5ª Caminhada da Adoção, com saída às 9h do Posto VI, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. “Adoção, pegue este bonde” e “Vamos colorir Copacabana com as cores do afeto” são os slogans da caminhada, que pretende reunir famílias e seus filhos adotivos, magistrados, promotores, defensores públicos, equipes de funcionários e de apoio das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso, assistentes sociais, psicólogos e grupos de adoção.
A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai-RJ) do TJRJ também estará presente no evento. Em 2013, a comissão promoveu 21 adoções tardias de crianças e adolescentes que foram viver com famílias residentes no exterior. A maioria foi para Itália, seguida do Canadá, França e demais países. No mesmo período, a Cejai recebeu 73 relatórios pós-adotivos, com informações médicas, escolares, psicológicas e do dia a dia dos adotados, conforme determinação legal.
A Justiça do Rio recebe em média, por ano, mais de dois mil pedidos de habilitação para adoção. Em 2012, foram distribuídos 2.408 pedidos às varas com competência em matéria de Infância e Juventude. No mesmo período, foram proferidas 2.166 sentenças. Em 2013, foram recebidas 2.301 novas ações e proferidas 2.299 sentenças. De janeiro a abril deste ano, as Varas da Infância, da Juventude e do Idoso receberam 753 pedidos e proferiram 836 decisões.
O Poder Judiciário fluminense tem, atualmente, 83 varas com competência em matéria de Infância e Juventude. O Estado do Rio de Janeiro conta com 2.575 menores acolhidos em 195 abrigos.
(M.C.O./S.F.)
http://www.tjrj.jus.br/web/guest/home/-/noticias/visualizar/167001
Nenhum comentário:
Postar um comentário