03/04/2013 10:28
por Elisa Azevedo
A Defensoria Pública de Alagoas, através da coordenação de Penedo, realizou na tarde desta terça-feira (2) um curso voltado para habilitantes à adoção que residem no município. A ação, que faz parte do Projeto “Opção de Amor” da instituição, visa à adoção legal e responsável. Quarenta e três casais participaram do curso, que aconteceu na sala de sessões do Tribunal do Júri, no Fórum da comarca.
“Com o curso de hoje, pretendemos zerar até a metade do ano todas as adoções em curso na comarca e focarmos as futuras adoções de forma cada vez mais trabalhada e consciente até a completa erradicação da chamada adoção ‘à brasileira’, que acaba gerando muitos casos de abandono e devolução de crianças e adolescentes”, informou a defensora pública e coordenadora do projeto, Andrea Tonin.
De acordo com a defensora, a iniciativa – que é pioneira no Estado – tem caráter permanente e será realizada na medida em que a demanda por novas habilitações for surgindo, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Na oportunidade, as famílias assistiram a palestras ministradas pelo juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Penedo, Sérgio Carvalho, pela defensora pública Andréa Tonin, pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude do município, José Alves, pela psicóloga Layana Sofia e pela assistente social Valquiria Melo.
“O trabalho de conscientização da população e criação de rotinas para o recebimento e encaminhamento de crianças e adolescentes para adoção, cadastramento e habilitação de famílias e o acompanhamento psicossocial de todos os envolvidos vêm se desenvolvendo desde o início de 2012, tendo como consequência o incremento no número de adoções bem sucedidas”, relatou a defensora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário