sábado, 14 de junho de 2014

BEBÊ RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO ABANDONADO EM CALÇADA NO ESTREITO


13/06/14
Leonardo Leite Thomé

Florianópolis
Menina ainda estava com o cordão umbilical, e com hipotermia, quando foi levada ao Centro de Saúde do Estreito, no Continente. Após o atendimento, o Samu levou o bebê para a maternidade Carmela Dutra, no Centro

Enrolada em um cobertor molhado, uma menina recém-nascida foi encontrada na rua Aracy Vaz Calado, no bairro Estreito, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira. Médicos afirmaram que a criança tinha apenas algumas horas de vida quando um jovem de 18 anos a encontrou na calçada. O bebê ainda estava com o cordão umbilical, e com hipotermia (baixa temperatura), quando foi levado ao Centro de Saúde do Estreito.
Após o atendimento, uma equipe do Samu levou a menina para a maternidade Carmela Dutra, no Centro. A Polícia Civil abriu investigação para tentar encontrar a mãe da criança e também descobrir as circunstâncias do abandono.
Uma das primeiras a atender o bebê, a médica Juliana Lois Torres, explicou que ela estava com hipotermia e com baixa taxa de açúcar no sangue. “Foi feita aplicação de glicose e aquecimento no Centro de Saúde para normalizar a criança", disse.
De acordo com uma nota assinada pela pediatra Vanessa Dutra Elias, médica na Carmela Dutra, o bebê deu entrada na UTI Neonatal da maternidade às 10h35. Pesando 2,3 quilos, ela encontrava-se estável no final da tarde de sexta-feira, sob observação da equipe médica. A menina não tem previsão de alta.
Quando o bebê estiver em condições de deixar o hospital, será a vez do Conselho Tutelar do Estreito pedir o acolhimento da criança, por meio da Vara da Infância e Juventude, em algum abrigo da Capital. A conselheira tutelar Priscila de Oliveira afirmou nunca ter visto nada parecido em Florianópolis, pois, observou, geralmente quando mães não querem ficar com bebês a comunicação é feita na própria maternidade. “O Conselho Tutelar está acompanhando o caso, mas as investigações são com a polícia. O que podemos dizer é que quem desejar adotar a criança terá de entrar na fila”, disse.

INVESTIGAÇÃO POLICIAL
Samuel Cabral, investigador da 3ª DP, em Capoeiras, disse que a mãe do bebê pode responder pelo crime de abandono de incapaz. Segundo Cabral, a investigação será um trabalho multisetorial, no qual a Secretaria de Saúde e o Conselho Tutelar serão parceiros dos policiais na busca de pistas que levem à mãe e a possíveis familiares do bebê. “Não será uma investigação simples. Os próximos dias serão decisivos”, avaliou.
Recém-nascida foi levada para o Centro de Saúde do Estreito
PMF/Divulgação/ND
http://ndonline.com.br/.../174755-bebe-recem-nascido-e...



Nenhum comentário: